Aeronaves News

Airbus apresenta novo cockpit digital para helicóptero H135

Foto - Helibras/Divulgação

O helicóptero H135 recebeu o certificado de tipo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) para a implantação de seu novo cockpit Helionix.

O Helionix é um novo sistema de aviônicos projetado pela Airbus Helicopters que proporciona aos operadores maior flexibilidade e segurança nas missões.

O mesmo sistema já foi implantado nas aeronaves H175 e H145. O sistema vem sendo esperado pelos operadores de H135 e foi anunciado no Brasil durante a turnê de demonstração da aeronave modernizada.

Axel Humpert, Chefe do Programa H135 disse: “A certificação do H135 com Helionix marca mais uma importante etapa na evolução permanente deste helicóptero.

O glass cockpit Helionix com piloto automático de 4 eixos reduz significativamente a carga de trabalho do piloto e traz o helicóptero a um nível incomparável de segurança devido às funções adicionais e recursos de missão que são acrescentados às capacidades já comprovadas do H135”.

Foto - Helibras/Divulgação
Foto – Helibras/Divulgação

Além do piloto automático de 4 eixos, o Helionix oferece um layout de cockpit que ajuda a aumentar a consciência situacional. Projetado com três grandes displays eletrônicos, o cockpit é compatível com óculos de visão noturna (NVG) e inclui um Indicador de Primeiro Limite que destaca os dados relevantes do motor para o piloto em um único indicador.

Graças a duas telas touchscreen de GPS/ Nav /Com GTN-750, o Helionix garante um sistema único com todas as informações de GPS, navegação e comunicação integradas. O Sistema de Informações de Trânsito TAS620A, que melhora a segurança de voo ao auxiliar os pilotos na detecção e prevenção de aeronaves que cruzam a sua trajetória, é outro elemento importante fornecido pelo Helionix.

As entregas iniciais do H135 com cockpit Helionix já estão previstas para 2017. Entre os primeiros clientes comerciais do modelo com a nova tecnologia está a Norsk Luftambulanse AS, operador aeromédico que espera um H135 em configuração Emergency Medical Services (EMS), além da Ascent Flight Training, do Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD).

A Airbus Helicopters já entregou cerca de 1200 H135s para clientes em todo o mundo, que registraram um total de mais de 4 milhões de horas de voo.

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This