Advertisement

Maior exercício da FAB, CRUZEX terá novos participantes em 2024

Última edição da CRUZEX, maior exercício da FAB, foi realizada em 2018. Foto: FAB/Divulgação.

A edição de 2024 do Exercício Cruzeiro do Sul, a CRUZEX, maior treinamento promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), terá novidades. A operação realizada na Base Aérea de Natal (BANT) terá novos países participantes e aeronaves que não haviam participado ainda. 

Com previsão para acontecer entre os dias 02 e 17 de novembro, a CRUZEX 2024 vai reunir aeronaves de oito países no Nordeste brasileiro. Outras cinco nações vão participar com observadores. Na quarta-feira (24), o perfil no X @SA_Defensa divulgou parte de uma apresentação da FAB à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN).

A imagem mostra quais os países estarão participando do exercício militar e com quais meios. Confira a relação abaixo: 

Lista de participantes da CRUZEX 2024 indica novidades. Imagem: FAB via SA Defensa.
Lista de participantes da CRUZEX 2024 indica novidades. Imagem: FAB via SA Defensa.

Brasil

Anfitrião da operação, o Brasil vai participar com boa parte de seus meios aéreos e alguns terrestres. Aa novidades para este ano estão nos novos caças F-39 Gripen, operados pelo esquadrão Jaguar, e os cargueiros/reabastecedores KC-390 Millennium, empregados pelos esquadrões Zeus e Gordo. Por outro lado, está será a última CRUZEX para os caças-bombardeiros AMX A-1, que serão aposentados até o final de 2025. 

Além de vetores da FAB, a Marinha do Brasil deve participar novamente com seus caças A-4 Skyhawk modernizados (AF-1 Falcão). 

Estados Unidos

Participante tradicional da CRUZEX, os Estados Unidos trarão quatro caças F-16 Fighting Falcon, um avião-tanque KC-135 Stratotanker e um cargueiro C-130 Hércules. Como nas últimas vezes, as aeronaves deverão ser de unidades da Guarda Aérea Nacional. 

Argentina

Outra nação que já esteve presente em outras edições do treinamento, a Argentina volta à Natal, dessa vez com um C-130 Hércules, três caças A-4AR Fightinghawk e, pela primeira vez, com os jatos de treinamento e ataque IA-63 Pampa II. Os recém-adquiridos F-16 de segunda-mão ficarão para a próxima CRUZEX, uma vez que só serão entregues a partir de 2025. 

Colômbia

A Força Aérea Colombiana também já esteve em outras edições, mas desta vez vem ao Brasil trazendo quatro de seus caças IAI Kfir Block 60 pela primeira vez. Versão israelense do clássico Mirage V francês, os jatos foram modernizados recentemente mas devem sair de serviço neste ano. A Colômbia também participa com um avião-tanque KC-767. 

Colômbia FAC IAI Kfir caças
Caças IAI Kfir formam a linha de frente da Força Aérea Colombiana. Mas apesar de modernizados, são plataformas antigas. Foto: FAC.

Paraguai

O vizinho do Brasil participa do exercício pela primeira vez, de forma ‘modesta’, com dois AT-27 Tucano e um cargueiro pequeno C212 Aviocar. 

Peru

A Força Aérea Peruana volta a participar da CRUZEX, novamente com os deltas franceses Mirage 2000P e cargueiros C-130 Hércules e C-27J Spartan. 

Portugal

Outro participantes inédito, Portugal trará seu novo KC-390 Millennium para a BANT. Recebido pela FAP em outubro de 2023, o novo vetor tem sido usado em diversas atividades e fez, recentemente, seu primeiro lançamento de paraquedistas.

De matrícula 26901, o primeiro KC-390 de Portugal está em seu voo de entrega. Foto: Emerson Victor Farias.
De matrícula 26901, o primeiro KC-390 de Portugal está em seu voo de entrega. Foto: Emerson Victor Farias.

Uruguai

Outro país que retorna ao Brasil para o exercício multinacional, o Uruguai trará apenas um KC-130 Hércules. Os veteranos jatos de ataque A-37 Dragonfly ficaram de fora desta vez. 

Chile

Mais uma tradicional participante da CRUZEX, a Força Aérea Chilena trará seis caças F-16 Fighting Falcon e um avião-tanque KC-135E Stratotanker, os mesmos meios que empregou em edições passadas. 

Além dos países que trarão aviões, militares da Bolívia, Suécia, Alemanha, Itália e África do Sul participarão como observadores da atividade. A CRUZEX também terá atores em áreas de defesa no Espaço e Ciberespaço. São eles: 

  • Canadá
  • Alemanha
  • Suécia
  • Chile
  • Colômbia
  • Peru
  • Brasil
  • Estados Unidos

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Cruzex, fab, Natal