Advertisement

KC-390 de Portugal lança paraquedistas pela primeira vez

Quase 60 paraquedistas saltaram do KC-390 do Esquadrão Rinocerontes. Foto: FAP/Divulgação.

Primeiro cliente de exportação do Embraer KC-390 Millennium, a Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou nesta quarta-feira (10/04) o primeiro lançamento de paraquedistas usando a nova aeronave. 

Segundo a FAP, foram realizados 58 lançamentos do KC-390 da Esquadra 506 ‘Rinocerontes’ perto de Tancos, Região Central do país. Destes, 42 saltos foram com paraquedas de abertura automática e os 16 restantes de abertura manual. O número é pouco abaixo da lotação máxima de 64 paraquedistas, conforme a Embraer. O jato multimissão também pode transportar 80 soldados plenamente equipados. 

“Este tipo de treino que permite a qualificação dos nossos pilotos nesta tipologia de missão, serve, em simultâneo, para operacionalizar e melhorar as possíveis intervenções onde sejam necessárias o papel dos paraquedistas, desde a sua deslocação, lançamento e ação em terra”, destaca a Força Aérea Portuguesa em nota.

Pela primeira vez, 58 paraquedistas saltaram do C-390 de Portugal. FAP/Divulgação.
Pela primeira vez, 58 paraquedistas saltaram do C-390 de Portugal. FAP/Divulgação.

O primeiro de cinco KC-390 Millennium, adquiridos por Portugal em 2019, chegou ao país em outubro de 2023 e desde então tem participado em diversas ações. Menos de uma semana após ser incorporado à FAP, o cargueiro tático da Embraer participou de um exercício da OTAN na Espanha. Em dezembro do mesmo ano, a aeronave fez sua primeira missão aeromédica, transportando um recém-nascido dos Açores para a capital Lisboa. 

Além de Portugal, o Embraer KC-390 foi selecionado pela Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul. Países como Índia, Suécia e Arábia Saudita também tem interesse pelo jato brasileiro. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Notícias