Advertisement

Em sua primeira missão aeromédica, KC-390 de Portugal transporta recém-nascido para Lisboa

Novo KC-390 de Portugal transportou recém-nascido com 4 dias de vida dos Açores para Lisboa. FAP/Divulgação.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou na noite de segunda-feira (18) a primeira missão de evacuação aeromédica (EVAC) usando seu novo cargueiro, o Embraer KC-390 Millennium. A aeronave, em operação há cerca de dois meses, realizou o transporte de um recém-nascido com quatro dias de vida entre o Arquipélago dos Açores e a capital Lisboa. 

Segundo nota da FAP, o bebê precisava de cuidados médicos indisponíveis na região, necessitando de transporte urgente para instalações no continente. Assim, o KC-390 de matrícula 26901 decolou da sua sede na Base Aérea N.º 11, em Beja, pousando na Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, por volta das 18h40 (horário local). Com a aeronave em solo, a incubadora onde seguia o recém-nascido foi colocada em segurança no avião. 

Recém-nascido  foi levado dos Açores para Lisboa a bordo do KC-390 da FAP.
Recém-nascido foi levado dos Açores para Lisboa a bordo do KC-390 da FAP.

O KC-390 decolou meia hora depois, pousando em Lisboa após um voo de 2h20, às 21h30. Para garantir o conforto e segurança do recém-nascido, a missão foi acompanhada pelos pais do bebê, uma uma equipe de saúde militar do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea (NEA), bem como uma equipe de saúde civil.

“Pela necessidade de realizar o transporte com a maior celeridade, o avião KC-390 da Esquadra 506 – “Rinocerontes” viria a ser fundamental, tendo o bebê sido transportado de forma rápida, cômoda e segura”, diz a FAP. 

O voo marcou mais uma importante missão do mais novo vetor de transporte da FAP. Em menos de 90 dias de operação, o KC-390 português já desempenhou uma série de atividades importantes, participando de exercícios militares com a OTAN e transportando novos helicópteros adquiridos para a força aérea. 

Voo foi acompanhado pelos pais do bebê e equipes médicas civis e da Força Aérea de Portugal.
Voo foi acompanhado pelos pais do bebê e equipes médicas civis e da Força Aérea de Portugal. FAP/Divulgação.

Portugal é o primeiro cliente de exportação do cargueiro tático da Embraer, assinando em 2019 a compra de cinco unidades e um simulador de voo. O primeiro KC-390 português foi entregue em outubro. 

Com informações de FAP

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: evacuação aeromédica, KC-390, Portugal, usaexport