Advertisement

Três dias após entrega, KC-390 cumpre sua primeira missão com a Força Aérea Portuguesa

Em sua primeira missão, Embraer KC-390 português apoiou exercício da OTAN na Espanha. Foto: FAP.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) é a primeira cliente de exportação do cargueiro tático brasileiro Embraer KC-390 Millennium. O primeiro de cinco aviões comprados em 2019 chegou ao país na semana passada e três dias após a entrega oficial a aeronave já cumpriu sua primeira missão operacional, apoiando atividades da OTAN. 

O jato de matrícula 26901 deixou a sede da Embraer em Gavião Peixoto no dia 18/10, pousando na sua nova casa, a Base Aérea de Beja, no dia seguinte. No último domingo (22) o KC-390 português fez seu primeiro voo operacional com a FAP e a OTAN. 

Operando com o Esquadrão 506 Rinocerontes, o KC-390 transportou militares e carga para as Ilhas Canárias, Espanha, em apoio ao exercício multinacional Ocean Sky 2023. Além do apoio do KC-390, Portugal também participa com os caças F-16 Fighting Falcon.

“Esta gama abrangente de capacidades permite à Força Aérea Portuguesa cumprir os requisitos necessários para a participação em operações militares sob a égide de alianças das quais Portugal faz parte, por exemplo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)”, afirmou o General-de-Brigada Sérgio Roberto Leite da Costa Pereir, Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da FAP.

KC-390 x C-130

O Millennium foi desenvolvido pela Embraer e Força Aérea Brasileira para substituir o C-130 Hércules. Conforme observa o Comando Aéreo da OTAN – que celebrou o primeiro voo operacional do novo vetor da FAP – a maior diferença entre os dois aviões está na motorização, que no caso do cargueiro brasileiro são dois turbofans. Isso torna o KC-390 mais rápido e permite transportar cargas mais pesadas.

Além disso, o KC-390 oferece reabastecimento em voo como recurso padrão, complementando as frotas de aviões-tanque existentes. A FAP deve receber os aviões restantes até 2027. 

Maior avião militar projetado e fabricado na América Latina, o C-390 tem conquistado o mercado. Além de FAB e FAP, as forças aéreas da Hungria, Holanda, Áustria e, mais recentemente, República Tcheca, também selecionaram o modelo. Países como Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Grécia, Suécia e Índia também tem interesse no cargueiro militar da Embraer. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: KC-390, Portugal, usaexport