Advertisement

Após ataques, EUA envia esquadrão de F-16 para reforçar presença no Oriente Médio

Esquadrão de caças F-16 Fighting Falcon chegou ao Oriente Médio para reforçar presença dos EUA. Foto: USAF.

Os Estados Unidos enviaram um esquadrão de caças F-16 Fighting Falcon para o Oriente Médio após uma série de ataques contra suas tropas na região. As aeronaves chegaram na terça-feira (24). A presença dos aviões é mais uma resposta ao Irã, Hamas e demais grupos após os ataques contra Israel.

As aeronaves pertencem ao 119º Esquadrão de Caça Expedicionário da Guarda Aérea Nacional de Nova Jersey. Os F-16 estarão atuando na área de responsabilidade do Comando Central dos EUA (CENTCOM), juntando-se aos vários componentes já presentes, incluindo mísseis antiaéreos, dois porta-aviões e outros jatos de combate. 

“A chegada desses aviadores fortalece nossa capacidade de apoiar nossos aliados, coalizões e parceiros regionais enquanto trabalhamos juntos para melhorar a estabilidade e a segurança regionais”, disse o Tenente-General da Força Aérea dos EUA Alexus G. Grynkewich, Comandante da 9ª Força Aérea e do Comando do Componente Aéreo das Forças Combinadas.

Foto: USAF.

O Pentágono tem deslocado diversos recursos para a região como resposta aos ataques do grupo fundamentalista Hamas contra Israel. O envio de tropas para o Oriente Médio também faz frente ao Irã, que financia uma série de organizações que também atacam tropas estadunidenses na Síria e Iraque. Ao menos 13 ataques já ocorreram desde o início da guerra.

“Sabemos que os grupos que conduzem estes ataques são apoiados pelo regime iraniano”, afirmou o Brigadeiro em coletiva. O oficial diz que Washington se prepara para um aumento da violência na localidade. “O que estamos vendo é a perspectiva de uma escalada mais significativa contra as forças dos EUA em toda a região, num prazo muito curto, vindo das forças por apoiadas pelo irã e, em última análise, do próprio Irã.”

Segundo a Força Aérea dos EUA, os F-16 “oferecem opções flexíveis aos líderes da coligação que dirigem operações aéreas em todo o Médio Oriente.” Além dos vários recursos já destacados na região, diversas unidades foram postadas em prontidão para deslocamento. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Oriente Médio, usaexport