Advertisement

Brasil e Suécia negociam venda de KC-390, confirma ministro da Defesa

Embraer KC-390 C-390 Millennium da Força Aérea Brasileira. Foto: Gabriel Centeno - Aeroflap.

O governo brasileiro está negociando a venda de aeronaves de transporte Embraer KC-390 Millennium para a Suécia, confirmou o ministro da Defesa José Múcio nesta terça-feira (26). Em contrapartida, os suecos desejam vender mais um lote de caças Saab Gripen à Força Aérea Brasileira (FAB). 

Falando a repórteres no Rio de Janeiro, Múcio confirmou que a Suécia “está de olho” em adquirir três ou quatro unidades do cargueiro tático da Embraer. “Vamos tentar fazer negócio, eles querem vender mais Gripen para nós também”, disse o ministro, afirmando também que irá à Suécia em outubro para tratar sobre o assunto. “Eles estão exigindo nossa presença para tratar disso.”

Caça saab F-39 Gripen ao lado de cargueiro Embraer KC-390 no pátio da Base Aérea de Anápolis da FAB
Compra do KC-390 pelos suecos poderá ser contrapartida à venda de mais caças Gripen Foto: Suboficial Johnson/FAB.

A fala de Múcio vem dias depois da Áustria anunciar a seleção do jato da Embraer como sucessor dos seus C-130 Hércules. A Suécia, que também opera o modelo norte-americano, quer substituir seus aviões. No ano passado, Estocolmo chegou a confirmar a compra de aviões usados da Itália mas o negócio foi cancelado em março de 2023, abrindo espaço para o C-390 da Embraer. 

Mais Gripens, mais KC?

A venda dos C-390 aos suecos vem sendo discutida desde 2009, quando o Programa FX-2 ainda estava na fase de análise dos concorrentes. Na época os suecos ofertaram a compra do modelo brasileiro como parte do acordo de contrapartida.

Os Gripens foram adquiridos pela FAB em 2014, mas a compra dos KC-390 nunca ocorreu. A FAB adicionou mais quatro aeronaves ao 1º lote de 36 aviões. Um 2º lote já vem sendo negociado, uma vez que 40 aeronaves não são suficientes para substituir os caças F-5 e jatos de ataque AMX atualmente operados. 

O cenário pode mudar agora com a intervenção de Múcio e a guerra na Europa, que aqueceu o mercado de defesa mundial. Ao mesmo tempo o KC-390 tem conquistado clientes no Velho Continente: Portugal, parceiro do programa, comprou cinco aviões; Hungria adquiriu duas unidades e Holanda assinou contrato para cinco aviões. Além das compras assinadas, a Embraer negocia com vários outros países, incluindo Índia, República Tcheca, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Embraer, Gripen, KC-390, Suécia, usaexport