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Airbus certifica o novo Airbus A321neo com motorização Pratt & Whitney

A Airbus apresentou hoje (15/12) a Certificação de Tipo do A321neo com motorização Pratt & Whitney PW-1100G, a maior aeronave da nova família A320neo. A aeronave foi certificada e autorizada a operar com passageiros pela EASA e FAA, agência de segurança da Europa e Estados Unidos, especificamente.

O Airbus A321neo é capaz de transportar até 240 passageiros em configuração de classe totalmente econômica e já é o segundo modelo mais encomendado da família A320neo. A Airbus iniciou a campanha de testes do A321neo com motorização P&W em fevereiro desse ano, meses após fazer o mesmo com a aeronave equipada com motores CFM Leap-1A, esse último deverá receber a certificação nas próximas semanas.

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O programa de certificação do A321neo com motores P&W finalizou com mais de 350 horas de testes em 130 voos, pela similaridade com o A320neo, certificado em novembro de 2015, o A321neo precisou de uma quantidade menor de horas para obter a certificação da EASA e FAA. O A320neo cumpriu mais de 1500 horas de testes para obter a Certificação de Tipo da EASA e FAA, essas horas foram aproveitadas no A321neo.

“O A321neo permite que as companhias aéreas convertam suas frotas, oferecendo uma combinação vencedora da economia imbatível e conforto. Esta aeronave já contribui com cerca de 40% nas entregas da família A320, e tem boa disposição para crescer em encomendas”, disse Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus. “A certificação de hoje é uma homenagem gratificante para todas as equipes que têm sido fundamentais para realizar esse marco na história da Airbus.”

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Durante a campanha de testes a Airbus relatou que a aeronave cumpriu suas metas de desempenho e consumo de combustível. O novo motor da P&W também oferece uma diminuição significativa no consumo de combustível e no ruído durante as etapas do voo, a Airbus ainda destacou o ensaio da aeronave em baixas velocidades, para aferir a capacidade da nova aeronave de usar pistas com curta distância.

O novo A321neo além de apresentar uma expansão na capacidade de passageiros, transportando até 240 pessoas, promete ser até 20% mais econômico do que a geração atual. Seu custo por assento pode chega a ser até 25% menor quando comparado com o Airbus A321ceo, e 14% menor quando comparado com o 737 MAX 9. Essa aeronave tem alcance típico de 6700 km, que pode ser expandido para 7400 km através de uma versão LR (Long Range).

A Boeing já repensa em criar um novo 737 MAX com fuselagem capaz de transportar até 240 passageiros, e não 220 como no 737 MAX 9 atual, a nova aeronave deve ser capaz de diminuir esse custo por assento 14% maior no 737 MAX 9.

A Família A320neo é tem cerca de 4800 encomendas de 89 clientes atualmente, é a família de aeronaves com maior quantidade de clientes da Airbus e já foi capaz de conquistar 60% do mercado, o A321neo já conta com 1300 encomendas fixas. No Brasil a LATAM Brasil tem encomendas para 19 aeronaves A321neo, com motorização P&W Pure Power, junto com a Azul que tem encomendas para 15 aeronaves A321neo, essas com motorização CFM Leap-1A.

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Confira, abaixo, o vídeo especial da Airbus sobre o programa de certificação do A321neo com motores P&W:

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Redação Aeroflap

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