A Airbus já marcou a data do primeiro voo do Beluga XL, será no dia 19 de julho, em meio às novidades do Farnborough Airshow.

Uma transmissão ao vivo desse marco será realizada pela Airbus em seu canal do Youtube e na sua conta do Twitter, às 03h30 (horário de Brasília).

Depois do primeiro voo a campanha de certificação durará 10 meses e terá 1000 horas de voo, de acordo com a Airbus. O cronograma está sendo cumprido antes do prazo estipulado, ressaltando a capacidade da empresa.

 

O Beluga XL

O Beluga XL foi lançado em novembro de 2014 para atender aos requisitos de capacidade de transporte para a Airbus, focando os anos após 2019. Para isso a Airbus usou uma plataforma já existente, o cargueiro A330-200F, o anterior era derivado do A300-600, um avião que já saiu de linha há anos. O Beluga XL tem seis metros de comprimento a mais, um metro a mais de largura e um elevador de carga com capacidade para seis toneladas , isso comparando com a geração atual.

Quando operacional, a frota de cinco aviões do modelo Beluga XL irá assumir o transporte de seções completas de aeronaves da Airbus entre os locais de produção da empresa em toda a Europa, e as linhas finais de montagem na França, Alemanha e Espanha.

O primeiro dos cinco aviões Beluga XL voará no verão europeu de 2018, e entrará em serviço em 2019.

This post is available in: pt-brPortuguês