Foto - Airbus Helicopters
Foto – Airbus Helicopters

A Airbus Helicopters realizou o primeiro voo com o segundo protótipo do H160, o novo helicóptero de classe média da Airbus. Esse modelo é diferenciado por ser equipado com um motor turboélice de fabricação francesa Turbomeca Arrano, que gera até 1300 hp em voo.

O programa do H160 irá seguir, agora, para a validação de características com os dois protótipos disponíveis, que são equipados com motores diferentes. Até agora o PT1, primeiro H160 a realizar voo, registrou 75 horas voadas e alcançou uma velocidade máxima de 325km/h.

“O programa de desenvolvimento terá 5 modelos do H160; dois helicópteros em versão final e três protótipos que voam estará contribuindo para a entrada em serviço até 2018. “, acrescentou Bernard Fujarski, chefe do Programa H160.

O terceiro protótipo irá realizar seu primeiro voo ainda este ano, e irá incrementar o esforço da Airbus em certificar a aeronave rotativa junto à EASA até 2018. O programa conta com mais 10 motores Turbomeca Arrano em bancada de ensaios, onde a Airbus Helicopters junto com a Snecma podem testar todo o tipo de situação de uso.

COMPARTILHAR
Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial – Editor de foto e vídeo – Fotógrafo – Aeroflap