A Airbus já iniciou a montagem final do Beluga de próxima geração, também conhecido como Beluga XL baseado no Airbus A330. A primeira aeronave está sendo montada em Toulouse, na França, onde se localiza a principal fábrica da Airbus.

A Airbus escolheu a fuselagem central do A330-200F para compor o novo cargueiro de grande porte, principalmente devido aos reforços estruturais. Essa parte foi montada em dezembro, sem a parte do nariz e cauda, essas últimas duas serão adicionadas em 2017.

Ainda em 2017 a Airbus irá concluir a montagem da célula e seus sistemas mecânico e elétrico, nos últimos seis meses da montagem a aeronave irá para uma estação de testes e montagem dos motores.

“O próximo ano de integração final será uma série de pequenos passos”, disse o chefe do programa Beluga XL Bertrand George. “O número de furos a serem perfurados e fixadores a serem instalados é muito maior do que em qualquer outro avião da Airbus. Aderir ao cronograma em cada etapa é a chave para estar pronto para o primeiro voo em 2018. Confio plenamente na capacidade de nossas equipes para que isso aconteça.”

Baseado na estrutura do avião A330, um total de cinco Beluga XL serão construídos, com entrada em serviço em 2019. Eles vão substituir gradualmente a frota existente de Beluga ST, esses derivados do antigo A300.

Uma vez que o primeiro Beluga XL entrarem em serviço, ele irá fornecer um apoio para a produção da Airbus, no transporte de asas, fuselagens e outros sistemas com grande volume.

COMPARTILHAR