Uma aeronave monomotora de instrução da VoeFloripa foi atingida por um tiro enquanto voava em baixa altitude na manhã deste sábado (22/10). O Cessna 152 estava seguindo voo do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, para Porto Belo, no Litoral Norte.

A VoeFloripa informou que no voo só havia dois instrutores de voo da escola, nenhum dos dois ficaram feridos e a aeronave pousou normalmente, o dano na aeronave só foi percebido após o pouso. Uma ocorrência foi aberta pela VoeFloripa nas polícias Civil e Federal no aeroporto de Florianópolis, a ocorrência possibilitará o andamento das investigações sobre o caso.

Foto - Voe Floripa
Foto – Voe Floripa

“O único trecho, fora o Carianos, que ele sobrevoou e é bem habitado é a região de Tijucas próximo ao mar. Os pontos onde ele [avião] estava mais baixo eram justamente os pontos habitados. O avião voou a 800 metros até Tijucas, onde desceu para 400 metros e ingressou no circuito de tráfego de pouso do Costa Esmeralda”, disse o diretor da VoeFloripa, Eduardo Faraco.

“O plot radar do nosso avião vai ser disponibilizado semana que vem, fica gravado por 30 dias, para se poder ter certeza da posição geográfica do avião. A polícia vai fazer investigação balística para identificar qual foi a arma, calibre e direção. Aparentemente o tiro partiu bem de baixo, provavelmente o avião passou por cima do atirador”, disse Eduardo Faraco.

 

Confira, abaixo, o comunicado oficial da VoeFloripa:

Em voo, de Florianópolis Hercílio Luz para Porto Belo Costa Esmeralda, a aeronave foi atingida por um projétil vindo de baixo. O tiro atingiu a asa esquerda um pouco atras do tanque causando danos a asa e ao flape do mesmo.
Somente foi percebido após o pouso no destino, sem nenhum efeito aos ocupantes da aeronave.

Nós da VOEFLORIPA estamos muito consternados com a situação de atentado explicito a segurança da aviação, sendo vitimas de uma ocorrência criminosa. Nossa preocupação maior é com a situação extrema que chegou a segurança em nosso país e região, pois se uma aeronave de pequeno porte esta sendo alvo de uma ação criminosa como essa, podendo resultar em algo catastrófico, imagine uma aeronave maior de transporte.

Nosso encaminhamento de todo ocorrido foi feito para todas as autoridades competentes, com as quais contamos para encontrar a origem do disparo e aplicar a devida punição ao responsável por este atentado.
Agradecemos a todos que nos contataram para oferecer apoio e ressaltamos o espanto de todos com a ocorrência.

Contamos com as autoridades para que consigam articular estratégia para coibir a criminalidade crescente e trazer de volta a segurança e a paz para nosso país.

Atenciosamente,
Diretoria VFL.

COMPARTILHAR