Um avião F-16D Fighting Falcon dos Thunderbirds, uma famosa equipe de acrobacias aéreas da Força Aérea Americana, pousou de dorso nesta sexta-feira durante um ensaio para um show aéreo (Dayton Air Show) que iria ocorrer neste sábado em Ohio, nos EUA.

A aeronave número 8 estava sendo pilotada por Erik Gonsalves, com supervisão do sargento técnico Kenneth Cordova, quando se acidentou ao tentar pousar no Aeroporto Internacional de Dayton com ventos fortes e chuva. Os dois aviadores foram encaminhados para um hospital após o incidente, eles passam bem mas estão recebendo cuidados médicos.

Foram 90 minutos até conseguir tirar os pilotos do avião que estava “de cabeça para baixo”, o sargento técnico não teve ferimentos com maior gravidade, porém Gonsalves teve escoriações e lesões nas pernas.  O piloto tinha 1600 horas de voo na aeronave, fora a sua experiência em outros caças de combate. A aeronave já foi retirada do local.

“À medida que a investigação continua, nosso foco principal é o bem-estar dos nossos aviadores, suas famílias e o retorno à missão”, disse o tenente coronel Jason Heard, comandante/líder dos Thunderbirds. “A segurança é nossa principal prioridade”, completou Heard.

O voo aconteceu durante uma supervisão do local pois Gonsalves é narrador do show aéreo dos Thunderbirds e piloto responsável por verificar as condições do local. A apresentação desse sábado foi cancelada, a de domingo ainda está sendo avaliada pela equipe.

 
 

This post is available in: pt-brPortuguês