A Beechcraft Corporation, subsidiária da Textron Aviation Inc., anunciou ontem (10/10) que recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para sua linha de aviões de turboélice Beechcraft King Air equipados com o sistema Pro Line Fusion da Rockwell e também com melhorias de cabine. As entregas para a América Latina iniciarão em breve, começando com o King Air 250.

Os sistemas aviônicos Pro Line Fusion são equipamentos padrões em todos os modelos atuais do King Air: King Air C90GTx, King Air 250 e King Air 350i/ER.

“Nós apresentamos o King Air 350i e o 250 com Pro Line Fusion em feiras de aviação na América Latina e em voos de demonstração, os clientes têm se mostrado empolgados com os investimentos que fizemos para trazer a mais recente tecnologia e conforto para cockpit e cabine”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente de Vendas para América Latina e Caribe.

Rockwell Collins Fusion

“Nossos turboélices King Air têm sido líderes por muito tempo no Brasil e na América Latina por sua versatilidade e confiabilidade para operar com cargas pesadas em pistas curtas e danificadas”, complementou Lannie.

O Pro Line Fusion para o King Air traz uma das arquiteturas aviônicas mais confiáveis para o primeiro sistema de telas para voo completamente touchscreen. O novo sistema aviônico muda a forma com que operadores voam com uma interface única. Suas três telas de 14 polegadas são intercambiáveis, de alta resolução e controladas pelo toque. 

Outros recursos de melhoria de desempenho são:

● Checklists com touchscreen integrado
● Planejamento de voo intuitivo touchscreen
● Synthetic Vision System (SVS) em alta resolução, com gráficos de aeroporto patenteados (patented airport dome graphics)
● Predefinições convenientes para reconfigurar as três telas com apenas um toque
● Sistema de gerenciamento de voo dual multi-sensor
● Uploads de base de dados e gráficos sem fio
● Arquitetura aberta e escalável para upgrades e mandatos futuros

O treinamento para pilotos dos turboélices King Air equipados com Pro Line Fusion é oferecido pelo novo centro de treinamento da TRU Simulation + Training perto de Tampa, na Flórida. Além disso, a TRU, que também é uma empresa da Textron, oferece treinamento de manutenção de aeronaves para novos modelos em sua unidade recentemente reformada, em Wichita.

Photography of the Beechcraft King Air 350 cockpit with the Rockwell Collins Pro Line Fusion integrated flight deck. Beechcraft Delivery Hangar (BEC) Wichita, KS USA

Além do novo sistema Pro Line Fusion, a cabine agora oferece uma experiência melhorada para passageiros. Com internet Wi-Fi disponível em todos os modelos King Air, o ambiente da cabine, centrado em dispositivos pessoais, permite que os clientes fiquem conectados e aumentem sua produtividade durante os voos. Persianas reguláveis eletronicamente, assim como no Boeing 787, são padrão nos três modelos, oferecendo uma interface simples a partir de um botão.

Mais de 7300 turboélices Beechcraft King Air foram entregues para clientes no mundo todo desde 1964, tornando-a a família de turboélices mais vendida no mundo. A frota mundial ultrapassou 60 milhões de horas de voo nos seus primeiros 52 anos, trabalhando em todos os ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos, e fazendo voos comerciais de passageiros, transporte de carga, vigilância eletrônica e de imagens, ambulância aérea, calibração das vias aéreas, mapeamento fotográfico, treinamento e modificação do tempo.

COMPARTILHAR