Novamente parece que os Russos estão “testando” o sistema de alerta das forças aéreas de alguns países da Europa. Acontece que novamente dois bombardeiros russos TU-160 Blackjack foram interceptados nesse sábado dia (27) por caças, dessa vez por dois Eurofighter Typhoon da RAF (Real Força Aérea Inglesa), ambos os Eurofighter decolaram da Base de Lossiemouth, na Escócia, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Defesa Britânico.

O sistema de alerta rápido (QRA), foi acionado com sucesso e em poucos minutos o par de Thypoon já estavam na interceptação dos bombardeiros e os interceptaram até a saída dos mesmo do espaço aéreo britânico.



Além da interceptação por parte dos britânicos os bombardeiros russos foram interceptados por caças F-16 Flight Falcon da força aérea polonesa antes de entrarem no espaço aéreo do Reino Unido, porém não foram passadas mais informações relevantes.

Como já foi dito não é a primeira vez que aeronaves russas são interceptadas nas proximidades ou até dentro do espaço aéreo de países da Europa, o próprio Reino Unido, em fevereiro, enviou os Thypoons para vigiar aeronaves russas que estavam nas proximidades do país.

Em nota o Ministério da defesa russo não confirmou que os Blackjacks entraram no espaço aéreo do Reino Unido, mas confirmou o treinamento de dois bombardeiros TU-22 também no sábado sobre águas do Mar Barents e no Mar da Noruega, porém segundo informações da defesa russa as manobras com os Tupolev respeitaram as regras internacionais.