Aeronaves Não categorizado News

COMAC entrega sua primeira aeronave para uma companhia aérea

ARJ já em solo - Foto: SCMP
ARJ já em solo – Foto: SCMP

A fabricante chinesa COMAC, realizou sua primeira entrega do seu modelo ARJ21 para uma companhia aérea. A cliente a receber a aeronave é a Chengdu Airlines, que agora tem em sua frota um ARJ 21-700, que é conhecida como a primeira aeronave comercial chinesa na faixa +80 assentos.

Em nota a COMAC informou, “a entrega da aeronave é um grande avanço para a indústria de aviação chinesa, e demonstra a sua capacidade para completar o projeto, ensaio, certificação e entrega de aeronaves comerciais.”

O certificado da aeronave foi entregue em dezembro de 2014, depois de 12 anos de desenvolvimento do modelo sendo destes 8 anos de atraso no projeto, porém o ARJ21 tem cerca de 162 encomendas fixas, a maioria bancada por companhias aéreas da China ou bancos de Leasing.

Batismo do ARJ.
Batismo do ARJ.

A aeronave decolou das instalações da COMAC, direto do aeroporto de Shanghai e seguiu para o aeroporto de Chengdu, lá foi recebido com o tradicional batismo de água. O ARJ 21 da Chengdu Airlines tem configuração de 90 assentos na classe econômica e completará a frota da companhia que tem presente mais 20 Airbus A320 em operação. As suas operações serão em rotas domésticas na China, como Beijing, Xian, Wuhan, Shenzhen e Xangai.

A Chengdu Airlines tem 29 encomendas para o ARJ e 48% de participação no projeto da aeronave. O ARJ 21 concorre com o Embraer Ejet, Bombardier CSeries e Mitsubishi MRJ, sendo que os três modelos citados tem mais encomendas que o modelo da COMAC.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This