Em dois C-130 Hércules da Força Aérea do Chile, a equipe de 32 militares da esquadrilha acrobática chilena Halcones chegou a Pirassununga/SP, na pista da Academia da Força Aérea (AFA), na tarde deste domingo, dia 6 de agosto.

O líder dos Halcones, Capitão Joseph Suez Fadic, afirmou sobre a importância da participação dos Halcones em um evento brasileiro. “Viemos ao Brasil com a intenção de ajudar os amigos da Fumaça a cumprir a função de estimular os jovens a seguirem a carreira da aviação, uma vez que também possuímos esta nobre missão. Durante muitos anos, temos essa ligação com a Esquadrilha, pois participamos de eventos que eles convidam, e eles participam dos nossos também, de forma recíproca. Pretendemos realizar um grande espetáculo no Domingo Aéreo em homenagem aos 65 anos da Fumaça, mostrando todo o profissionalismo dos pilotos e dos graduados da Força Aérea do Chile”.

Foto – Sargento Ribeiro/EDA

Os cinco aviões X-300L, com os quais os pilotos realizam acrobacias aéreas, também vieram, desmontados, dentro dos Hércules. Segundo o engenheiro de manutenção dos Halcones, Capitão Edgardo Bastias García, “os aviões de acrobacias chegaram desmontados dentro dos C-130 para não desgastá-los e para que a viagem pudesse ser mais rápida. Do Chile ao Brasil, demoramos apenas cinco horas de viagem”.

A amizade entre os Halcones e a Esquadrilha da Fumaça é bem antiga, uma vez que os chilenos já participaram de demonstrações no Brasil, como a última que aconteceu no aniversário de 60 anos da Fumaça em 2012 na AFA, e os brasileiros também já se apresentaram no país deles.

De forma calorosa, os “hermanos” foram recebidos pelos Fumaceiros neste domingo, assim que desceram dos aviões. O último encontro entre eles aconteceu em março de 2016, na Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), no Chile.

Os Halcones irão se apresentar no “Domingo Aéreo” da AFA, em Pirassununga, no dia 13 de agosto. Os ingressos gratuitos para o evento já se esgotaram. E as novidades do Domingo Aéreo podem ser conferidas no site: www.domingoaereo.com.br.

 

Via – Esquadrilha da Fumaça

This post is available in: pt-brPortuguês