Foi inaugurada em Israel uma base de defesa de mísseis norte-americana, assim como confirmou um oficial da Força Aérea Israelense nessa segunda-feira, dia 18. A inauguração da base norte-americana em uma região ao sul de Israel tem caráter totalmente estratégico das duas nações aliadas, porém não foi informado o exato local da nova base dos EUA.

A inauguração da base dos EUA em território de Israel se deu justo na época no qual os principais governantes das nações participantes da ONU se reuniram em Nova York, dentre os participantes está o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.



Apesar dos EUA serem um grande aliado de Israel é a primeira vez que há uma base americana no país situado no oriente médio. Porém a base terá não somente a presença de militares americanos, mas também do Exército Israelense como uma forma de parceria entre as nações. Antes a parceria entre Israel e EUA existia, porém somente com bases de israelenses com a presença de militares e equipamentos dos EUA.

Vale lembrar ainda que existe a compra de Israel para os caças F-35A de 5º geração dos EUA, no que resulta em um armamento de alta tecnologia e deixa claro que a relação dos velhos aliados ainda está a pleno.

Os EUA também tem uma forte base militar no Qatar, um dos países do Oriente Médio que tem relações militares com os EUA.