Artigos Espacial Não categorizado

Há 46 anos atrás o homem pisava pela primeira vez na lua

E como todos sabem, eu sempre gosto um pouco de puxar para a parte Aeroespacial por aqui, e o que falar do que hoje podemos dizer que foi a maior conquista do homem em termos de ciência e tecnologia. Oxi? Mas tecnologia? Com aqueles computadores mais lentos que uma calculadora?

Sim, é exatamente isso que pode ser a maior ênfase e o que é utilizado dentro da NASA até hoje, podemos sim fazer ampla exploração tecnológica utilizando recursos que a nossos olhos, 46 anos a frente em tecnologia seria quase impossível na época mas não foi bem o que aconteceu. A Guerra Fria aos meu ver foi um amplo período de evolução de tecnologia (bem mais lento que hoje), porém de intenso uso dos recursos disponíveis, é estonteante o que o computador da Apolo 11, com processador de 1mhz, memória de corda e 2kb de ram fazia para levar o homem para fora do planeta, cálculos que hoje, 46 anos depois, eu identifico como ultra complicados na época já era algo comum de se fazer tudo por um só objetivo, explorar além da terra.

Compare com os carros abaixo e veja tamanho que era um Saturn V.
Compare com os carros abaixo e as pessoas e veja tamanho que era um Saturn V.

O que dizer da Saturn V, muito maior do que qualquer foguete a qual produzimos hoje, carregando 2,97 milhões de kg , com uma altura de 110 metros, o tamanho equivalente a um prédio de 36 andares de hoje, fabricado pela Boeing, North American e Douglas. E o melhor, ele tinha que funcionar de primeira, não podia falhar na missão, cada estágio tinha que queimar controladamente e se separar na hora certa, na altitude e tempo certos.

Centro de controle de missão da Apolo, repare nas várias telas e computadores em tamanhos compatíveis para a época.
Centro de controle de missão da Apolo, repare nas várias telas e computadores em tamanhos compatíveis para a época.

Mas talvez você pergunte o porque de tanto gasto para isso tudo, o maior de todos os avanços se refletiu não mais na Lua, mas na Terra. Pode parecer piada minha ou algo do tipo, mas para as condições da época o computador que ocupava a cabine da Apollo 11 e o módulo lunar era compacto e leve o suficiente para não acrescentar tanto peso a espaçonave, em visto de outros disponíveis na mesma época, além disso ele tinha que aguentar condições adversas de radiação e energia, o que classifica ele como mais leve ainda, pesando cerca de 32kg (pode rir a vontade com seu smartphone na mão).

Micro computador da década de 60.
Micro computador da década de 60.

A questão não é essa, assim como descrito nesse post feito por mim aqui na Aeroflap, toda a tecnologia em solo, na aeronave ajudaram a miniaturizar e a melhorar o desempenho dos então computadores pessoais que eram uma negação, surgindo assim na década de 70 várias versões de computadores com telas e que eram bem mais úteis ao uso humano do que meras calculadoras de mesa. E a ideia de utilizar tela foi incorporada direto do centro de controle da NASA em Houston (“Houston, we have a problem!” Não lembram disso?) na década de 60, oferecendo parâmetros de desempenho da aeronave direto na tela, assim como é mostrado em um FMC de um Boeing.

Apple ll da década de 70, movido a processador de 1mhz e pesando cerca de 6kg.
Apple ll da década de 70, movido a processador de 1mhz e pesando cerca de 6kg.

Logo mais foi lançado alguns processadores da Intel, o 4004 (e cópias da AMD) que ao invés de ser um circuito integrado era um microprocessador fabricado em silício, alinhando assim com o utilizado na missão e diminuindo drasticamente os enormes caixotes que eram os computadores até então, foi dado ênfase nessa nova fase a uma interface gráfica onde o usuário poderia interagir com as informações que o computador disponibilizava.

Deixamos abaixo algumas imagens da missão e fotos da Saturn V.

Saturn V partindo.
Saturn V partindo.
Módulo lunar descendo para pouso na Lua, momento onde começa a ter o problema de sobrecarregamento de hardware.
Módulo lunar descendo para pouso na Lua, momento onde começa a ter o problema de sobrecarregamento de hardware.

Apollo-11-on-the-moon-picture-950x690

b3b79955cfb0f6af6a7ab1c47fb43157

Computador da Apollo 11.
Computador da Apollo 11.
Andando....
Andando….
Comandos da Apolo 11.
Comandos da Apolo 11.
Infográfico da Saturn V.
Infográfico da Saturn V. (clique para ver em alta resolução)

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This