A Iran Air recebeu o seu primeiro avião A330-200 diretamente da Airbus, a partir de uma encomenda realizada no ano passado para comprar até 118 aviões da Airbus. Esse A330 da Iran Air está equipado com duas classes de passageiros, sendo 32 assentos na Business Class e 206 na Economy, totalizando 238 assentos. A aeronave tem a matrícula EP-IJA e era uma aeronave da Avianca Brasil que nunca voou pela companhia aérea brasileira.

A encomenda realizada pela Iran Air em 2016 engloba ao total 118 aeronaves, sendo 38 somente da família A330. O acordo com a Airbus ainda inclui apoio na modernização dos serviços de controle de tráfego aéreo do Irã, operações aeroportuárias e manutenção de aeronaves, harmonização regulatória e treinamento técnico/acadêmico, além da cooperação industrial.



Essa aeronave foi fabricada em 2014 e seria destinada inicialmente para a Avianca Brasil, porém permaneceu estocada em Teruel, na Espanha. O A330 foi transladado em janeiro para a França, onde recebeu a pintura da Iran Air. 

A Airbus irá entregar 100 aviões para a República Islâmica no prazo de quatro anos, para renovar rapidamente a frota do país que atualmente é uma das mais velhas do mundo atualmente. A primeira aeronave recebida foi um A321 em janeiro de 2016, equipado com duas classes de assentos. Atualmente as aeronaves da Iran Air estão com uma média de 26,8 anos de idade, umas das mais velhas do mundo.

O Irã também fez acordos com a Boeing e a ATR para encomendas mais 80 e 40 aeronaves, respectivamente. Essas outras encomendas dependem da aprovação dos EUA para serem finalizadas.