Além de reforçar a presença da Rússia no setor de defesa, o evento MAKS 2017, focado no mercado de aviação e que está sendo realizado nesta semana em Moscou (Rússia), também está servindo para divulgar as novas aeronaves do setor comercial, fabricadas por empresas da UAC, todas estatais.

A primeira que assinou contrato com a Irkut no evento foi a Ilyushin Finance Co., uma empresa especializada em leasing de aeronaves que é braço da fabricante Ilyushin, outra que também faz parte da UAC. A encomenda foi para seis aviões MC-21, para entregar entre 2022 a 2025, sem definição de motor no momento, as aeronaves serão operadas pela Saratov Airlines, que fez um contrato de leasing com a Ilyushin, atualmente ela opera aviões da família E-Jet, fabricados pela Embraer, alguns da Antonov e até mesmo o Yakovlev YAK-42D.

Cockpit do MC-21. Foto – Irkut/Reprodução

A Ilyushin Finance Co. também assinou um contrato com a UEC para comprar oito motores PD-14, de fabricação russa pela Aviadvigatel, esses motores equiparão quatro jatos MC-21 da Red Wings Airlines, já encomendados, os motores serão entregues entre 2019 a 2022. As outras 12 aeronaves da encomenda realizada pela Red Wings serão equipadas com motores Pratt & Whitney PW1400G.

A VIM Airlines encomendou 15 aviões MC-21 através de um contrato de leasing com a Ilyushin Finance Co., com entregas entre 2021 a 2024.

Por último a Angara Airlines assinou um contrato para comprar três aviões MC-21, sem mais detalhes divulgados até então.

Interior do MC-21. Foto – Aleksey Kudenko

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.

O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.

Ao todo a Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2018 na Rússia, seguida pela certificação da EASA em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.

COMPARTILHAR