O Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão, pode ganhar em breve lançamento de foguetes dos Estados Unidos, isso de acordo com o Ministro de Defesa Raul Jungmann. Apesar disso não foi fixado um prazo para autorizar os Estados Unidos a utilizar o local para lançar foguetes, isso tudo depende de projetos enviados e aprovados pelo Governo Brasileiro.

Antes disso o presidente primeiramente precisa enviar um projeto para o Congresso Nacional que autoriza o uso do CLA para o lançamento de foguetes de outros países, bem como a operação de outras nações no espaço. Um preço pelo uso do local também não foi fixado no momento, e depende inteiramente das negociações entre os países.

“O País investiu bilhões na construção do equipamento de um centro que aí se encontra plenamente consolidado, com plenas condições de funcionamento e que esperamos reativar muito em breve”, disse Raul Jungmann.

Foto – Força Aérea Brasileira

Essa fala do ministro também cita que as obras para deixar o CLA totalmente funcional estarão concluídas em breve, e assim será possível operar o lançamento de foguetes de outras nações. O governo também criará em breve o Conselho Nacional de Espaço, que será responsável por administrar os centros de lançamentos do Brasil, esse é um passo a mais para permitir o uso de nossas bases por estrangeiros.

Além dos EUA, o ministro também falou que países como França, Rússia e Israel têm interesses em usar o CLA para lançar foguetes, como publicado anteriormente aqui na Aeroflap.

 

Porque o CLA?

O CLA é um bom local para o lançamento de foguetes por um bom motivo, o centro fica muito próximo à Linha do Equador, e dependendo da órbita que o satélite precisa ser inserido, é mais vantajoso lançar o mais próximo possível da Linha do Equador.

Alguns países como os Estados Unidos, Russia e França contornam bem esse problema usando o Kennedy Space Center (EUA), Cosmódromo de Baikonur (Rússia) e Centro Espacial de Kourou (União Europeia). Porém o único centro de lançamento próximo o suficiente da Linha do Equador é o Centro Espacial de Kourou, que fica na Guiana Francesa.

Atualmente o Brasil tem dois centros de lançamentos entre os melhores do mundo, em relação a posição de proximidade da Linha do Equador. O CLA é o mais próximo e com uma boa estrutura, capaz de comportar vários países usando o mesmo espaço, já o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, é o segundo melhor centro de lançamento do Brasil, em relação a proximidade da Linha do Equador.

 

This post is available in: pt-brPortuguês