A Mitsubishi está avançando rapidamente no mercado de aviação comercial e militar. Nessa sexta-feira, a fabricante japonesa realizou o primeiro voo de seu caça stealth nomeado de X-2,  que contém pouco mais de 14 metros no comprimento e 9 metros de envergadura.

O primeiro voo foi descrito pelo piloto de testes como “totalmente tranquilo”, com desempenho semelhante ao treinado em simuladores e o esperado do Fly By Wire Óptico que compõe a aeronave. Apesar das características furtivas do X-2 e da alta manobrabilidade aplicada em seu projeto.

Esse novo caça irá ser um enorme avanço para novos projeto de aeronaves militares da Mitsubishi,  ele não será desenvolvido como um caça que irá entrar em operação, mas sim para ajudar no ganho de know-how que será utilizado para outros projetos no futuro, tais como uma nova série de caças de 6ª geração e bombardeiros. Isso proporcionou que a Mitsubishi implementasse diversos novos conceitos na aeronave, apesar dela ser de 5ª geração. O programa todo já envolveu 220 empresas e completa sete anos em 2016.

O X-2 é composto por dois motores de potência média para a categoria, entradas de ar retangulares, empenagem dupla, um sistema ultra moderno de radar e controle de superfícies além de um compartimento dedicado para mísseis em seu interior.

COMPARTILHAR