O atual presidente americano, Barack Obama, visitou no dia 13 de outubro dois projetos da Boeing e SpaceX, que estão desenvolvendo a próxima geração de naves espaciais dos EUA para levar astronautas da NASA em órbita e para a Estação Espacial Internacional.

Durante o tour realizado nas exposições da Boeing e SpaceX, na Carnegie Mellon University e University of Pittsburgh, em Pittsburgh, Obama discutiu o futuro imediato da exploração do espaço e elogiado os avanços feitos nas parcerias público-privadas entre as empresas e Programa de Tripulação Comercial da NASA.

Ele elogiou a forma como a nova espaçonave permitirá transportar uma maior tripulação para a Estação Espacial Internacional (ISS) e permitir um tempo maior de pesquisa no espaço, eles são vistos como caminhos críticos para ajudar cientistas e astronautas explorar os melhores métodos para enviar tripulações no espaço profundo e eventualmente para Marte.

O objetivo é “levar a humanidade mais longe na fronteira do espaço”, disse o presidente. “Não apenas para visitar, mas para ficar.”

cvuwr-owgaa5ijd

Obama ainda conheceu os controles de um simulador projetado para imitar o voo da CST-100 Starliner, a nova nave espacial da Boeing. Ele realizou uma manobra de acoplagem da Starliner, semelhante a que os astronautas vão realmente voar no futuro durante as missões para a ISS.

“Eu não tenho certeza de quem tinha se divertido mais hoje, o presidente ou eu”, disse a astronauta da NASA, Serena Aunon-chanceler, que ajudou a demonstrar como o simulador funcionou. “Ele executou com perfeição o encaixe da Starliner na estação espacial!”

cvuwr-pweaaay2s

O presidente também inspecionou a nova cápsula espacial Dragon da SpaceX de perto e conversou longamente com Aunon-Chanceler e um funcionário da SpaceX. “Ao visitar Dragon, discutimos o futuro dos voos espaciais tripulados e como é importante para chegar com segurança e confiabilidade na ISS com a nossa tripulação, com tudo isso a NASA pode se concentrar na exploração humana do espaço profundo”, disse Aunon-chanceler.

COMPARTILHAR