Foto - Cessna/Textron Aviation

A Garmin realizou o primeiro voo do Cessna Citation XLS equipado com os novos aviônicos da série G5000, através de uma parceria com a própria fabricante usando uma aeronave de testes.

O primeiro voo do XLS com esse sistema durou quase 2 horas, e foi realizado em Olathe, no Kansas. A primeira missão testou o funcionamento básico do sistema, incluindo as principais funções de traçar rota e piloto automático.

De acordo com a Cessna, ocorreu tudo como o previsto pelos engenheiros da Garmin.

O programa agora segue com os testes, e visa uma certificação de tipo suplementar da FAA e EASA já no início de 2019. O retrofit estará disponível para as atuais aeronaves XLS, através do centro de serviços da Textron Aviation e revendedores selecionados da Garmin.

O G5000 para o XLS possui três displays de 14 polegadas, que informam todos os detalhes do voo, incluindo também uma tecnologia de visão sintética do terreno. Os aviônicos G5000 também incluem um TCAS, para evitar colisão com outras aeronaves.

O novo sistema segue como uma atualização para o XLS, que até então usava os aviônicos Honeywell Primus 1000. Com o sistema simplificado da Garmin, cada XLS equipado com o sistema ficará até 68 kg mais leve.

O G5000 é tão atual que equipa os Citation Latitude, Longitude, Sovereign+, além dos jatos da Bombardier Learjet 70/75.

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