Advertisement

Husarz: Polônia anuncia novo nome para seus caças F-35

Polônia vai batizar seus F-35 de Husarz. Primeiros caças serão entregues ainda em 2024. Foto: Força Aérea dos EUA/Imagem ilustrativa.

A Força Aérea da Polônia (PAF) anunciou na segunda-feira (29) o nome escolhido para seus novos caças F-35: Husarz, ou em português, Hussardo. O nome, que homenageia uma tradicional unidade de cavalaria do país, foi escolhido entre várias sugestões apresentadas ao público por meio das redes socais. 

Por meio do X, o Estado-Maior General das Forças Armadas Polacas celebrou a escolha do nome para o novo jato. “Caros Entusiastas da Aviação, temos o prazer de anunciar que nosso caça F-35 polonês agora tem um nome oficial: HUSARZ”, anunciaram os militares, que também agradeceram a participação do público na campanha, que iniciou no dia 12/04. Além de Husarz, o público também teve escolher entre Halny, Harpia, Dracarys e Duch.

Por outro lado, a imagem usada na divulgação do novo nome também chama atenção. Provavelmente gerada por algum programa de Inteligência Artificial, ela mostra um F-35 com dois motores, embora o jato seja monomotor. As estruturas debaixo das asas também chamam atenção. 

Mas voltando ao nome da aeronave, Husarz homenageia a cavalaria dos Hussardos Alados da Comunidade Polaco-Lituana. Segundo o portal The War Zonea unidade formada em 1503 era “considerada o ramo de elite das forças armadas do país, com muitos membros sendo selecionados entre a nobreza polonesa. Foi entre a Batalha de Lubiszewo (1577) e o Cerco de Viena (1683) que constituiu a sua “Idade de Ouro”; com os hussardos vencendo mais de 16 grandes batalhas durante esse período contra as forças otomanas e russas.”

“No século 18, os Hussardos Alados foram relegados a funções cerimoniais antes de serem dissolvidos. No entanto, continuaram a ser uma parte importante da herança militar da Polônia desde então”, explica o site. 

O batismo do F-35 também segue a tradição polonesa de nomear seus aviões, mesmo que sejam fabricados no exterior e já tenham seus próprios nomes. Os F-16, por exemplo, são localmente chamados de Jastrząb (Falcão). Com o Husarz, a Polônia também se torna a terceira usuária do F-35 a batizar o avião. A primeira foi a Força Aérea Israel, que chama os F-35i de Adir (O Poderoso). Já os britânicos apelidaram os seus simplesmente de Lightning (Raio). 

Também ontem, o Estado-Maior Polaco e a Lockheed Martin anunciaram que a o primeiro F-35A da PAF está a caminha da montagem final. Os primeiros aviões devem ser entregues ainda neste ano nos Estados Unidos e chegarão ao país em 2026, quando a primeira turma de pilotos estiver formada. A compra dos 32 aviões foi assinada em janeiro de 2020, avaliada em US$ 4,6 bilhões. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-35, Polônia