Aeronaves Militar Não categorizado Rotativa

Sábado Aéreo em Brasília teve 40 mil pessoas presentes

DSC03707e

Nesse Sábado, dia 12/09, ocorreu na Base Aérea de Brasília presente no aeroporto de Brasília o Sábado Aéreo promovido pela FAB. O evento ocorreu das 9hrs até as 17:30 e contou com cerca de 40 mil pessoas presentes durante todo o dia. Durante o dia tivemos exposições de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como o C-105 Amazonas, C-95 Bandeirante, além de caças A-1, F-5M e A-29 Super Tucano, além das já conhecidas do GTE (Grupo de Transportes Especiais), o E-190 (Lineage 1000), A319 (conhecido como aeronave presidencial), vários ERJ 145 de transporte do governo, os EMB 120 Brasília que fez 4 voos panorâmicos durante o dia.

A319CJ presidencial do GTE.
A319CJ presidencial do GTE.
P3-Orion presente no Sábado Aéreo.
P3-Orion presente no Sábado Aéreo.

 

Entre outras aeronaves estavam presentes escolas de voo e aeroclubes que operam próximos de Brasília, um destaque ao Zarapa que o Aeroclube de Brasília utiliza, uma aeronave que já foi utilizada para treinamento básico na FAB. Outro destaque foi o novíssimo Legacy 450 da Embraer, a aeronave atual da linha de executivos mais avançada tecnologicamente junto com o Legacy 500. E logo na entrada do hangar que dá acesso aos pátios o destaque de toda a festa e alvo de várias fotos, o Mockup do Gripen NG, o novo caça que irá compor a frota da FAB daqui a uns anos, e realmente, pelo seu tamanho impressiona a capacidade operacional que ele carrega. O modelo de combate multimissão, é capaz de realizar todas as missões no ar e no solo, incluindo tarefas especializadas de inteligência, vigilância, interceptação e reconhecimento de alvos, e ações de guerra eletrônica.

Para visitação estavam disponíveis as aeronaves Mirage 2000 aposentadas em 2013 pela FAB, o C-130 e o CASA C-295.

DSC03447e
Mockup do Gripen NG chamou atenção logo na entrada.
Mirage-2000 em exposição.
Mirage-2000 em exposição.

 

A grande presença do público já estava garantida logo nos primeiros minutos do dia, aumentando a cada hora que passava e formando longas filas para visitas de aeronave. Para abrigar essa quantidade de pessoas foi montado um enorme esquema de venda de refrigerantes e água, os preços eram bem condizentes com o tamanho do evento e não houve grandes filas para comprar algo. Mostrando mais uma vez que a FAB fez um show em organização de tudo o que aconteceu.

T-27 ex esquadrilha em passagem baixa antes do pouso.
T-27 ex-esquadrilha em passagem baixa antes do pouso.

Claro que no decorrer do dia ocorreu shows aéreos, logo no começo teve passagem baixa (várias na verdade) do T-27 antes de ele pousar e assumir sua posição no pátio e por volta de 10 horas da manhã o destaque foi a chegada super barulhenta como sempre dos AMX e F-5, um grande público se formou em frente a aeronave para acompanhar o imenso barulho que provinha dos motores ainda ligados em solo. Ouve 3 seções de paraquedismo, duas com lançamento baixo e uma com lançamento alto, cerca de 8 a 9 mil pés do solo já entrando na densa camada de nuvens. Um pouco antes, quase as 11 horas da manhã, o grave barulho advindo dos motores do C-130 Hércules dava as boas vindas da aeronave ao evento e logo em seguida abrindo visitação, dividindo com o Casa C-295 a fila presente para visitar.

DSC03683e

Na parte da tarde o destaque ficou com a rápida e torrencial chuva, como é em Brasília geralmente, e também com a apresentação pontual da Esquadrilha Textor, fazendo uma grande apresentação com narração do Vadico, a voz dos shows aéreos do Brasil, colocando fumaça no já bonito céu de Brasília ao entardecer, aliás as aeronaves da Esquadrilha Textor são bem diferentes do normal, temos o The Cozy que tem asa e motor deslocados para a parte traseira além de canards no nariz da aeronave, o Pitts S2X que é uma aeronave bi-plano e de uma imensa capacidade de motor, e o Slick 540 já bem conhecido por suas configurações acrobáticas. (Galeria de fotos da apresentação abaixo)

Esquadrilha Textor com suas aeronaves parkeadas.
Esquadrilha Textor com suas aeronaves parkeadas.
Em apresentação no final da tarde.
Em apresentação no final da tarde.

Além disso em um hangar separado teve exposições de carros clássicos e antigos, inclusive um Ford Landau presidencial, um luxo de antigamente. Além disso houve exposição de alguns equipamentos militares utilizados em missões de combate e guerra e durante todo o dia teve show com a Banda Clave de FAB. Dentro do principal hangar havia estandes que visavam demonstrar melhor o trabalho da FAB em várias áreas, incluindo Cindacta e Cenipa, outros estandes vendiam itens da Força Aérea e da Esquadrilha da Fumaça, além de várias outras instituições presentes no evento. O corpo de Bombeiros de Brasília fez uma apresentação de resgate utilizando um helicóptero Esquilo para a demonstração, além de um show completo de acrobacias com o pessoal do aeromodelismo.

DSC03716e
Demonstração dos Bombeiros com o Helicóptero Esquilo.

 

Alguns dos carros clássicos presente na exposição, entre eles um De Lorean.
Alguns dos carros clássicos presente na exposição, entre eles um De Lorean.

 

“Durante boa parte do ano os quartéis são fechados a visitação por segurança, mas é importante que a comunidade conheça nosso trabalho. Essa é uma oportunidade para prestarmos esclarecimentos e mostrarmos as inovações que estão sendo realizadas”, ressalta Antônio Palmela, tenente coronel da Aeronáutica Brasileira.

Deixamos aqui nossos agradecimentos a Força Aérea Brasileira pelo excelente evento e por toda sua equipe organizadora pelo assistência oferecida durante o evento. Esperamos voltar em breve no ano que vem.

Ao nosso público, os dois vídeos já estão em edição, um sairá segunda às 18hrs e outro na terça também às 18. A grande quantidade de foto está sendo editada durante essa semana e pode ser vista e baixada em alta resolução no Flickr do autor.

Sábado Aéreo – Fotos HD

www.flickr.com/photos/[email protected]/albums/72157658571970371

Esquadrilha Textor – Sábado Aéreo 2015 – Fotos em HD

www.flickr.com/photos/[email protected]/albums/72157658575771215

Canal da Aeroflap no Youtube

www.youtube.com/Aeroflapage

 

Mais fotos abaixo…

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This