17 de Julho – Para aviação é superstição ou coincidência?

17 de julho Aviação Acidentes TAM 3054
Foto: Bruno Geovane - Jetphotos

Essa data pode ser considerada para muitos uma superstição, para outros só coincidência, mas é marcada por três grandes acidentes aéreos, sendo um nos Estados Unidos, outro no Brasil e o último na Ucrânia. Curiosamente todos os três acidentes têm em comum o número 7 envolvido, seja na data ou no número do voo. Confira abaixo esses grandes acidentes que ocorreram no dia 17 de julho.

TWA 800

Era 17 de Julho de 1996 quando o Boeing 747-131, de matrícula N93119 da TWA decolou do Aeroporto JFK nos Estados Unidos, e seguia para Roma na Itália com uma escala em Paris, a aeronave levava 212 passageiros e mais 18 tripulantes a bordo.

Ao cruzar a costa americana próximo às ilhas Moriches a aeronave sofreu uma explosão nos tanques de combustível, segundo apontado pelo relatório final divulgado pelo NTSB quatro anos após o acidente.

O relatório final apontou uma centelha elétrica que não foi identificada mas que causou um curto circuito na parte externa. Próximo dos tanques de combustíveis também ficam os sistemas de ar-condicionado da aeronave, que superaqueceu nesta ocasião, provocando uma tensão elétrica anormal na fiação dos sistemas de combustível.

O tanque é preparado para suportar grandes temperaturas, contudo, no momento da falha a temperatura dos sistemas ultrapassou 180°C, derretendo o isolamento da fiação e culminando na explosão. Veja o vídeo a baixo:

TWA 800 Boeing 747

Foto: NTSB

TAM 3054

No dia 17 de Julho de 2007, um Airbus A320-233 de prefixo PR-MBK decolou do Aeroporto de Porto Alegre, com 181 passageiros e 7 tripulantes, com destino ao Aeroporto de Congonhas cumprindo o voo JJ 3054. Era um dia normal porém, chuvoso na capital paulista.

Durante o pouso pela pista 35L de Congonhas a aeronave não conseguiu frear, saindo da pista e ultrapassando a movimentada avenida Washington Luís. O resultado foi a colisão com um prédio da própria companhia, além dos 187 passageiros, mais 12 pessoas que estavam em terra vieram a óbito.

O relatório final do acidente do TAM 3054 divulgado pelo CENIPA em 2009 apontou falhas na infraestrutura do aeroporto. Uma obra realizada pouco antes do acidente no asfalto da pista principal não incluiu o grooving (ranhuras para escoamento de água), a falta das ranhuras, juntamente com os procedimentos realizados pelos pilotos no cockpit resultaram no acidente.

Veja o relatório final, clicando aqui.

TAM 3054 Airbus A320

O que restou do Airbus A320 da TAM, Autor Desconhecido

 

 

Malaysia Airlines MH17

O Boeing 777-200 de matrícula 9M-MRD decolou do Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã (Holanda) com destino a Kuala Lumpur, na Malásia, no dia 17 de julho de 2014. A bordo do voo MH17 estavam 283 passageiros e 15 tripulantes.

Durante o voo, o avião foi abatido enquanto sobrevoava o leste da Ucrânia, a 40km de distância da fronteira com a Rússia.

Em julho de 2014 havia um clima de tensão na região leste da Ucrânia com separatista pró-Rússia que dominavam a região, relatos iniciais apontaram que a aeronave do voo MH17 foi abatida por um míssil terra-ar disparado utilizando o sistema de mísseis Buk.

As duas partes que conflitavam tanto o governo ucraniano e os separatista pró-Rússia negaram a autoria do disparo do míssil conta o MH17, mas o relatório final apontou que o disparo aconteceu em território ucraniano controlado por rebeldes separatistas pró-Rússia, perto de Pervomaisky, 6 quilômetros ao sul de Snizhne.

O relatório também mostra que o sistema de mísseis foi transportado da Rússia para a Ucrânia, e posteriormente retornou à Rússia, depois do acidente.

Foto: Reuters

Veja também:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Ícaro Roberto - Aeroviário, Escritor de artigos, fotógrafo e editor de fotos.