O quarto protótipo do Boeing 777X voou pela primeira vez no último domingo(20/09). Este é um Boeing 777-9X, que voou sobre o estado de Washington. A Boeing agora corre com todo o processo de certificação e testes do novo avião que teve atrasos devido a problemas nos motores e no design.
O objetivo da Boeing é que a aeronave esteja pronta e apta a realizar voos regulares de passageiros em 2022. Esta aeronave é a grande esperança da Boeing de retomar seus dias de gloria, e segundo a fabricante, o 777X vai ser fundamental para as companhias aéreas do mundo todo.
“Este avião, para mim, é o carro-chefe das grandes companhias aéreas do mundo”, disse a Boeing.
All together now. Today our fourth flight test 777-9 joined the rest of the #777X fleet at Seattle’s Boeing Field after a safe, successful first flight. WH004 will test cabin systems, extended operations and more as part of our robust test program. pic.twitter.com/9GGpXvbB6M
— Boeing Airplanes (@BoeingAirplanes) September 21, 2020
O Boeing 777X será o sucesso natural do icônico Boeing 747 segundo a fabricante. Apesar de não ter o mesmo design, o novo avião é mais econômico, mais eficiente e transporta praticamente a mesma quantidade de passageiros.
O programa 777X foi lançado no ano de 2013, entretanto levou 7 anos para que a Boeing colocasse a primeira aeronave em testes. Essa aeronave é um desafiador da engenharia aeronáutica, seu tamanho, sua envergadura e principalmente o diâmetro de seus motores deram dores de cabeça para a Boeing.
Este avião é equipado com motores GE9X, que se tornaram os maiores motores a equipar um avião no mundo. Seu tamanho se equivale por exemplo a uma fuselagem de Boeing 737. O ano de 2020 teria sido ou não um bom ano para a Boeing entregar o modelo, pois no cronograma inicial esse seria o ano de entrega.
Com pelo menos 309 pedidos para o avião, sendo a Emirates a maior cliente e a Lufthansa como cliente lançadora. A fabricante agora corre contra o tempo e ao mesmo caminha com a recertificação do 737 MAX, impedido de voar desde Março de 2019.
Este é o momento ideal para a Boeing ajustar e testar tudo que puder no 777X. Visto que a aviação enfrenta uma crise, muitas aeronaves estão sem voar e quase a maioria são aeronaves widebody. Até 2022 ainda tem um bom caminho para tudo se encaixar e coincidir com a retomada do setor.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.