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Teste de compatibilidade de aeronaves começa a bordo do porta-aviões USS Gerald R. Ford

O porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78) partiu de Norfolk em 16 de janeiro para iniciar o Teste de Compatibilidade de Aeronaves (ACT) na costa leste como a primeira aeronave, um E-2D pousado em seu convés.

O ACT continua os testes no mar do sistema de lançamento de aeronaves eletromagnéticas (EMALS) e do equipamento de detenção avançado (AAG) – dois sistemas de lançamento e recuperação de aeronaves (ALRE) exclusivos da Ford – anteriormente conduzidos em 2018 pelo F / A-18 E / F Super Hornet. Durante esta próxima fase do ACT, os testes de compatibilidade incluirão: Açores T-45, Super Hornets F / A-18 E / F e Growlers E / A-18G do Esquadrão de Avaliação e Teste Aéreo 23 (VX-23); e E-2D Advanced Hawkeyes e C-2A Greyhounds, do Air Test and Evaluation Squadron 20 (VX-20). Será a primeira vez que as aeronaves T-45, E-2D, C-2A e E / A-18G serão lançadas e se recuperarão do mais novo porta-aviões da Marinha.

“A Ford está agora provando todo o trabalho de teste realizado em Joint Base McGuire-Dix-Lakehurst, NJ, nos últimos um ano e meio, que podemos pilotar aeronaves da frota como um navio com EMALS e AAG integrados“, disse Cmdr. Mehdi “Metro” Akacem, chefe aéreo da Ford. “Isso é muito empolgante e é o culminar de um ano e meio de treinamento, antecipação e trabalho em equipe”.

A Ford voou pela última vez em janeiro de 2018 e tem 747 lançamentos e prisões até o momento. Essa rodada de testes permitirá que a tripulação teste mais as melhorias feitas durante a sua disponibilidade pós-shakedown (PSA) na construção naval Huntington Ingalls Industries-Newport News, permitindo também que a tripulação ganhe experiência nesses sistemas exclusivos.

USS CVN 78 Gerald Ford, a primeira embarcação da nova classe FORD,. Embarcação de propulsão nuclear

“Essa é uma das razões pelas quais eu amo a Marinha”, disse o companheiro de aviação da Aviation Boatswain, Xavier Pettway, de Jacksonville, Flórida. “Mesmo quando estávamos fazendo exercícios no convés de voo, meu coração estava batendo tão rápido e agora estamos fazendo isso de verdade. É irreal, mas estou pronto para isso”, completa.

O EMALS é o sistema de lançamento preferido para a Ford e todos os futuros porta-aviões da classe Ford. Sua missão e função permanecem as mesmas das catapultas a vapor tradicionais; no entanto, emprega tecnologias totalmente diferentes. O EMALS utiliza energia cinética armazenada e conversão de energia elétrica em estado sólido. Essa tecnologia permite um alto grau de controle, monitoramento e automação por computador. O sistema também fornecerá a capacidade de lançar todas as plataformas atuais e futuras de asa aérea de transportadoras – leves e não tripuladas para caças pesados.

O AAG controlado por software é um sistema modular integrado que consiste em absorvedores de energia, equipamentos de condicionamento de energia e controles digitais, com arquitetura que fornece teste e diagnóstico integrados, resultando em menores requisitos de manutenção e mão de obra. A AAG foi projetada para fornecer maior confiabilidade, maiores margens de segurança e reduzir a carga de impacto por fadiga nas aeronaves. Semelhante ao EMALS, também permitirá a detenção de todos os ativos atuais e futuros de aeronaves.

As informações capturadas durante o ACT continuarão informando melhorias e modificações para a Ford e subsequentes porta-aviões da classe Ford.  

Para o contra-almirante Roy “Trigger” Kelley, comandante da Força Aérea Naval do Atlântico, um ACT bem-sucedido também serve como um importante trampolim para a eventual certificação da cabine de comando da Ford, prevista para março. 

“Depois que a cabine de comando da Ford for certificada, ela se tornará minha porta-aviões responsável pela condução das qualificações na costa leste dos mais novos aviadores da Marinha”, disse Kelley. “Isso será um aumento significativo na disponibilidade de porta-aviões e na prontidão operacional geral da frota”.     

E-D Advanced Hawkeye pousa no porta-aviões USS 78 Gerald Ford- Foto: Marinha dos EUA pelo especialista em comunicação de massa 2ª classe Indra Beaufort

O contra-almirante James P. Downey, diretor executivo de porta-aviões enfatizou que o ACT da Ford representa mais um marco de sucesso no caminho da recertificação da cabine de comando e da capacidade total da missão. 

“A atuação da SECNAV foi clara quando ele dirigiu todas as mãos no convés, e posso dizer-lhe que todos – desde os mais altos níveis de governo até a tripulação nas placas do convés e nossos parceiros da indústria – são focados a laser no USS Gerald R. A Ford está pronta para entrar em serviço de frota ”, disse Downey.

Fonte: Us Navy

 

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