A GE gosta de muitas coisas, fazer bons motores está nesse pacote, mas testar eles em um Boeing 747 com certeza é algo que a GE não deixa de fazer.
Recentemente eles aposentaram o 747-100 de testes, e nós até falamos mais sobre ele aqui, no lugar um Boeing 747-400 entrou para cumprir essa missão, e ele já está sendo equipado com o motor GE9X, o maior turbofan do fundo, que vai ser usado no Boeing 777X.
A diferença de tamanho entre os motores é nítida, o novíssimo GE9X foi montado onde antes era o motor nº2, na asa esquerda da aeronave, tomando como referência o comandante em seu assento. A diferença, como citada, é com base no motor que equipa o Boeing 747-400, um GE CF6 de 63300 lbf de empuxo que fica pequeno, perto do turbofan que usa tecnologia Ultrafan para gerar 105 mil lbf.
São 134 polegadas de diâmetro do fan frontal, com a carenagem isso resulta em um motor com 174 polegadas, aproximadamente 4,42 metros. O motor é tão grande que a Boeing precisou modificar a forma como ele é fixado na asa do 777.
O pylon utilizado tem 5,79 metros de comprimento, ele usa a mesma filosofia que será incorporada no 777X, com a parte frontal acima da linha de fixação.
Para instalar esse motor a GE precisou fazer modificações na asa do 747, que recebeu reforços para suportar a maior vibração e peso do novo propulsor. Tais procedimentos são para garantir que tudo funcionará perfeitamente durante o período de testes.
Esse motor instalado é o quarto fabricado pela GE, os outros três estão sendo usados em testes no solo, boa parte deles autodestrutivos, onde a fabricante coloca seu produto no limite. O primeiro protótipo está sendo usado para testes em condição de gelo, em Winnipeg, Canadá. Já o segundo protótipo está demonstrando as condições de desempenho, para a certificação da FAA em 2018, incluindo os limites operacionais do motor.
No total serão 8 motores em testes até o fim de 2018, quando a Boeing começará a montagem final do 777X, terminando com o primeiro voo da aeronave no início de 2019.
Isso lembra quando a GE usou o 747-100 citado no início da matéria para testar o GE-90-115b, motor que atualmente equipa as versões 777-300ER, 777F e 777-200LR.
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