O Escritório do Programa de Sistemas de Comando e Controle Aerotransportado E-2/C-2 (PMA-231) concedeu um contrato de US$ 34 milhões à Northrop Grumman Aerospace Systems (NGAS) em 3 de agosto para a fase de requisitos da engenharia, fabricação e desenvolvimento do Atualização técnica do E-2D Hawkeye Cockpit (HECTR).
O HECTR é um redesenho crítico dos componentes de hardware e software do atual Sistema de Integração de Navegação, Controles e Exibições E-2D (INCDS), bem como uma integração da solução de cockpit ao sistema de armas.
O HECTR usará uma alternativa de computador de missão E-2D, atualmente em desenvolvimento no PMA-209, como parte de seu projeto. O redesenho da cabine permitirá que a plataforma atinja a capacidade de navegação de comunicação, vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo.
“Por décadas, melhoramos o sistema de armas do Advanced Hawkeye, mas a cabine permaneceu praticamente inalterada. O HECTR resolve alguns de nossos problemas de obsolescência e traz uma nova capacidade de navegação e comunicação”.
O atual cockpit do INCDS inclui muitos dos principais degradadores de prontidão da plataforma, bem como componentes obsoletos. Além disso, a arquitetura atual do cockpit do INCDS não suportará a missão E-2D no período de tempo da Delta System Software Configuration (DSSC) 6.
Por essas razões, o PMA-231 começou no ano fiscal de 2020 a buscar um redesenho do cockpit, garantindo a capacidade de realocar as economias do Procurement II de vários anos (MYPII) para a atualização crítica do cockpit por meio do ciclo Program Objective Memorandum (POM).
Com a adição da capacidade de Reabastecimento Aéreo (AR), a tripulação sofrerá maior carga de trabalho e fadiga. Os objetivos do programa HECTR mudarão substancialmente a experiência do piloto e do co-piloto no cockpit.
“O HECTR trará maior segurança, redução da carga de trabalho do piloto e maior sustentabilidade para a única plataforma de comando e controle aerotransportada do mundo”, disse França. “É uma adição bem-vinda ao Advanced Hawkeye e que irá melhorar nossa prontidão e flexibilidade de combate”.
O E-2 é a última aeronave baseada em porta-aviões de asa fixa que pousa em um porta-aviões sem um visor Heads-Up (HUD).
O pouso pode ser uma tarefa difícil para os pilotos devido a quedas de asa quase imperceptíveis que ocorrem como resultado da falta de uma referência de horizonte prontamente disponível e do lento padrão de varredura “de dentro para fora” exigido pelo projeto legado do cockpit.
Fonte: NAVAIR
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