Advertisement

Submarino Riachuelo realiza teste de imersão em movimento com meios próprios

Translado RAF Rainha Elisabeth II Cortejo

No último dia 30 de novembro foi realizado a imersão em movemimento do submarino S-40 Riachuelo com seus próprios propulsores. O teste com o submarino S-40 ocorreu com sucesso.

O submarino foi lançado ao mar em 2018 e desde então está em fases de teste, que agora se encontra em em fase final. A Itaguaí Construções Navais (ICN) espera entregar a embarcação à Marinha do Brasil em 2021.

O Riachuelo já relizou outro teste de imerção, mas foi em imersão estática em águas próximas ao ICN.

O submarino tem um deslocamento de de 2.200 toneladas em imersão, 71 metros de comprimento, 61,7 metros de largura, autonomia para 50 dias no mar, profundidade de até 350 metros e capacidade para até 35 tripulantes.

Submarino “Riachuelo”- Foto: Marinha do Brasil

A Força de Submarinos da Marinha do Brasil vai ser equipada com quatro submarinos convencionais, o S-41 Humanitá (que deve ser lançado ao mar ainda este mês), o S-42 Tonelero (já em fase avançada de construção) e o S-43 Angostura.

O projeto PROSUB foi lançado em 2008 e é baseado no modelo francês Scorpene. O Brasil está tendo acesso à tecnologia e aprendizado para aprimorar a indústria naval nacional.

Submarino Toneleiro em construção no Complexo Naval e Industrial de Itaguaí (CNI) – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

No entanto, a Marinha do Brasil ainda vai contar com submarino de propulsão nuclear Álvaro Alberto, a embarcação vai se tornar uma das mais importantes da esquadra brasileira. O planejamento é que o submarino esteja pronto e em fase de testes em 2033, no entanto, os estudos e desenvolvimento já começaram, inclusive o do reator nuclear do mesmo.

Arte do Submarino de propulsão nuclear Álvaro Alberto

Atualmente a esquadra brasileira tem cinco submarinos em operação, quatro deles são da classe Tupi (Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó). Fechando a lista dos que estão em operação temos o Tikuna.

A lista vai aumentar para seis com a chega do Riachuelo e no futuro outros três irão compor nossa força de submarinos.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.