Ontem (11/01) completou-se 10 anos que o caça stealth chinês Chengdu J-20 fez seu primeiro voo. O caça que hoje faz parte dos poucos caças de 5º geração do mundo passou por algumas modificações ao longo do tempo, e outras possam acontecer no futuro, isso tudo para que o vetor tenha sucessos em sua vida útil.
Durante estes 10 anos os caças J-20 tiveram seus motores modificados. Saíram os motores russos turbofans AL-31 e foram usados no caça J-10A os motores chineses WS-10C. Essa versão tem algumas diferenças aos motores usados no caça Chengdu J-10C, uma aeronave monomotor.
Não se sabe quantos caças J-20 já estão voando hoje em dia, mas de acordo com o site The Drive, são cerca de 50 unidades. Ainda foi divulgado que possivelmente a produção seja de 48 unidades por ano, no entanto, não se sabe se esse número foi alcançado.
Após estes 10 anos do J-20 o futuro do caça chinês tende a ser promissor, isso porque a China tem investido bastante no setor bélico. Um dos fatores que está ligado a um possível caça J-20 biposto, como podemos ver no vídeo.
No entanto, o vídeo não é uma garantia que um J-20 biposto seja fabricado, até mesmo pelo motivo das informações ligadas a China não serem muitos detalhadas.
Caso isso aconteça, seria uma diferencial aos demais caças de 5º geração que voam hoje em dia, como os norte-maericanos F-22 Raptor e F-35, bem como o russo SU-57 que são monopostos. Um caça de 5º geração com capacidade biposta teria uma utilização diferente, por exemplo, como uma plataforma de treinamento.
Mais recentemente os caças J-20 foram vistos próximo à fronteira com a Índia, isso justamente na época que os dois países estavam em uma grande tensão.
Essa ação da China em enviar os novos caças J-20 para uma região de tensão pode ser vista como uma grande aposta chinesa no caça stealth.
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