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Um ano da retomada: Como estão as operações do Boeing 737 MAX após a nova certificação

Há um ano, o Boeing 737 MAX realizava seu primeiro voo com passageiros após a nova certificação. Após dois acidentes fatais, a aeronave voltou a voar em dezembro de 2020 sendo a GOL Linhas Aéreas a realizar o primeiro voo comercial após a suspensão global dos voos com o 737 MAX.

No dia 9 de dezembro de 2020, a GOL escalou o PR-XMB um 737 MAX 8 com capacidade para transportar 186 passageiros para realizar o primeiro voo do modelo no mundo todo após a suspensão de voos. 

Na ocasião a aeronave partiu do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos com destino a Porto Alegre, operando o voo G3 4104. Ao todo foram 20 meses, cerca de 638 dias sem uma aeronave do tipo voando comercialmente no mundo todo, apenas as aeronaves de teste da Boeing estavam realizando voos. 

Atualizações, correções e novo treinamento

A época a GOL foi uma das primeiras empresas a buscar horários no simulador do avião em Miami, pois uma das exigências para a retomada das operações com o modelo foi a implementação de um treinamento especifico para pilotos de 737 MAX, afim de capacitar a operar os novos sistemas do avião incluindo o MCAS, mesmo em transição da série NG.

O MCAS aliás foi o fator principal do problema gigantesco que a Boeing enfrentou com o avião, pois o mesmo foi construído de forma errada. O “sistema” MCAS é um sub-sistema de todo o software de voo, ele controla um parte específica do avião, não permitindo que o mesmo exceda as especificações de ângulo de ataque, e entre em uma condição de estol por ângulo de ataque.

Confira o vídeo contendo os detalhes da atualização e avaliação de como é voar no 737 MAX: 

O erro acontecia no momento em que o sistema entrava em funcionamento e o software estava considerando o maior valor entre os dois sensores de ângulo de ataque, que ficam localizados no nariz da aeronave. 

Com as correções, agora o sistema é desativado automaticamente quando há uma divergência muito grande entre os sensores passando o controle novamente para o piloto. Os pilotos também são alertados sobre a desativação do sistema MCAS para evitar manobras bruscas e outros motivos.

Luzes que antes eram opcionais se tornaram obrigatórias para avisar os pilotos que o MCAS está ativo e está atuando, todas as informações são transmitidas para que caso necessite, os pilotos poderão desativar a qualquer momento o sistema e seguir a listagem conforme em manual para a situação determinada.

Confira a matéria em texto completo sobre as atualizações da aeronave clicando aqui.

Os sensores, por sua vez, precisarão de um maior cuidado da equipe de manutenção, que precisará testá-los em período mais curto, até a fornecedora da Boeing indicar uma peça de maior durabilidade para ser instalada nas aeronaves então em atividade.

O software de voo também foi modificado nessa questão dos avisos, visto que o computador da aeronave está diretamente ligado com as várias telas e com o painel do aeronave, localizados no cockpit.

Boeing 737 MAX

 

Outras falhas encontradas durante a suspensão do 737 MAX

Durante os 20 meses sem realizar voos, a FAA trabalhando intensamente para tornar o Boeing 737 MAX operacional de novo, encontrou mais duas falhas em outras partes da aeronave. 

Os dois problemas envolvem os cabeamentos do sistema de aviônicos, que podem entrar em curto, bem como uma camada de aterramento da carenagem do motor, que evita problemas eletromagnéticos causados pelos raios.

Durante o período sem realizar voos, a agência de segurança da aviação dos EUA recomendou a Boeing que realizasse a troca da camada de alumínio por uma nova nas aeronave que estavam aterradas. A FAA disse que esta falha poderia causar erros nas transmissões de dados de funcionamento dos motores causando divergências na potência, além de apresentar dados errados aos pilotos.

Motor CFM Leap de um 737 Max. Foto: Airways Magazine.

É um problema sério, visto que não é raro o caso de aviões atingidos por raios. Mas todos são preparados para evento, por isso há seções de isolamento e outras que conduzem a eletricidade (para não causar danos à estrutura).

Por sua vez, o problema no cabeamento já foi analisado pela FAA, e será corrigido nas aeronaves que necessitarem do reparo. Este já é extenso e demorado, visto que exige a desmontagem de todo o interior da aeronave (pelo menos a parte do piso) para realizar os reparos requeridos.

 

Retomada de voos e entregas

Boeing 737 MAX
Jatos 737 MAX groundeados. Foto: Lindsey Wasson/Reuters.

Até novembro de 2020, 13 companhias aéreas no mundo todo receberam e operaram o Boeing 737 MAX e suas variantes. Operacional sendo as variantes -8 e -9, e as versões -7 e -10 ainda não foram homologadas. Recentemente a versão -8 200 foi homologada e ficou disponível para os clientes, sendo a Ryanair a companhia lançadora.

Após a GOL no dia 9 de dezembro retomar os voos com o modelo, a Aeroméxico foi a segunda empresa seguida pela American Airlines e Copa.

 

Confira a baixo dos dados das frotas de 737 MAX até novembro de 2020:

 

Companhia Aérea

 Estocados

Encomendados

Aerolineas Argentinas

5

9

Aeromexico

6

49

Air Canada

24

26

Alaska Airlines

0

32

American Airlines

24

76

Caribbean Airlines

0

5

Cayman Airways

2

2

Copa Airlines

6

58

GOL

7

95

Southwest Airlines

34

262

Sunwing

2

4

United Airlines

14

170

WestJet

13

44

Total

137

843

 

Hoje, um ano depois, há diversos 737 MAX em operação, a aeronave retomou as operações na maioria de seus mercados. A China entretanto ainda é o último grande mercado do avião norte-americano que não retomou as operações, este processo está em seus trâmites finais.

 

Confira a baixo uma tabela com a frota de Boeing 737 MAX das companhias aéreas após a nova certificação:

 Companhia AéreaAeronaves AtivasAeronaves Estocadas     Modelos  Encomendas
           9 Air1 Aeronave      MAX 84 Encomendas
Aerolíneas Argentinas4 Aeronaves1 Aeronave      MAX 8 
       AeroMéxico20 Aeronaves5 Aeronaves    MAX 8 e 910 Encomendas
       Air Canada27 Aeronaves3 Aeronaves      MAX 810 Encomendas
Air Changan*00      MAX 82 Encomendas
       Air China*016 Aeronaves      MAX 817 Encomendas
       Air Europa00      MAX 8 

5 Encomendas

    Alaska Airlines7 Aeronaves1 Aeronave      MAX 932 Encomendas
   American Airlines41 Aeronaves0      MAX 8 100 Encomendas

 

       Batik Air00      MAX 83 Encomendas
       Belavia01 Aeronave      MAX 8 4 Encomendas
       Blue Air4 Aeronaves0      MAX 8 4 Encomendas
       Buzz Air8 Aeronaves0      MAX 8 1 Encomenda
     Caribbean02 Aeronaves      MAX 8 4 Encomendas
  Cayman Airways3 Aeronaves0      MAX 8 1 Encomenda
   China Eastern*3 Aeronaves      MAX 8 3 Encomendas
  China Southern*24 Aeronaves      MAX 8 25 Encomendas
     Copa Airlines13 Aeronaves0      MAX 9 58 Encomendas
         Comair01 Aeronave      MAX 8  
        Coredon01 Aeronave      MAX 8 2 Encomendas

 

      Eastar Jet02 Aeronaves      MAX 84 Encomendas
        EnerJet00      MAX 8 3 Encomendas
       Enter Air2 Aeronaves0      MAX 8  
       Ethiopian04 Aeronaves      MAX 8 5 Encomendas
      Fiji Airways4 Aeronaves1 Aeronave      MAX 8  
           Flair9 Aeronaves0      MAX 8 4 Encomendas
        FlyEgipt00      MAX 8 1 Encomenda
  Garuda Indonésia01 Aeronave      MAX 8  
 GOL Linhas Aéreas20 Aeronaves2 Aeronaves   MAX 8 e 1095 Encomendas
   Hainan Airlines011 Aeronaves      MAX 8 3 Encomendas
      Icelandair9 Aeronaves0    MAX 8 e 93 Encomendas

 

  Kunming Airlines*02 Aeronaves      MAX 84 Encomendas
         Lion Air09 Aeronaves      MAX 84 Encomendas
       LOT Polish5 Aeronaves0      MAX 87 Encomendas
       Lucky Air*03 Aeronaves      MAX 84 Encomendas
       Malta Air16 Aeronaves1 Aeronave    MAX 8 2005 Encomendas
      Mauritania1 Aeronave0      MAX 8 
MIAT – Mangolian1 Aeronave0      MAX 8 
          Neos4 Aeronaves0      MAX 8 
       Nordstar00      MAX 83 Encomendas
       Oman Air8 Aeronaves0      MAX 84 Encomendas

 

       Ryanair11 Aeronaves0    MAX 8 200 
  Royal Air Maroc2 Aeronaves0      MAX 8 
S7 – Siberian Airlines02 Aeronaves      MAX 810 Encomendas
          SCAT1 Aeronave0      MAX 8 
  Shandong Airlines*07 Aeronaves      MAX 89 Encomendas
  Shenzhen Airlines*05 Aeronaves      MAX 810 Encomendas
  Singapore Airlines5 Aeronaves3 Aeronaves      MAX 86 Encomendas
    Smartwings7 Aeronaves0      MAX 812 Encomendas
     Southwest69 Aeronaves0   MAX 7 e 8234 Encomendas
       SpiceJet6 Aeronaves7 Aeronaves      MAX 815 Encomendas

 

     Sun Express0      MAX 89 Encomendas
       Sunwing5 Aeronaves1 Aeronave      MAX 8 
        TUI Fly5 Aeronaves0      MAX 8 
   Turkish Airlines24 Aeronaves0   MAX 8 e 91 Encomenda
    United Airlines45 Aeronaves0MAX 8, 9 e 10255 Encomendas
    Utair Aviation00      MAX 83 Encomendas
       Westjet14 Aeronaves0      MAX 844 Encomendas
     Xiamen Air*010 Aeronaves      MAX 8 

 

Ao todo estão em operação 400 aeronaves Boeing 737 MAX das versões -8 e -9, desde dezembro de 2020 foram entregues ou reativados 263 aviões. Outras empresas deixaram de voar, como Norwegian, Jet Airways, Air Italy e Silk Air, operavam aeronaves 737 MAX.

A GOL é uma das empresas que tem recebido aeronaves que seriam destinadas à Jet Airways da Índia. 

Os dados das encomendas e aeronaves ativas poderão ser atualizados diariamente sem aviso prévio. 

*A China ainda está realizando o processo de recertificação da aeronave

 

 

Fonte: PlaneSpotters

 

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