Advertisement

Voo virtual e testes em laboratório: veja o preparo da Airbus para o 1º voo do A321 XLR

Airbus A321XLR

Conforme avança a construção e instalação de equipamentos para três aeronaves de teste de voo do Airbus A321XLR estão se aproximando rapidamente da conclusão na planta de Hamburgo, na Alemanha. Paralelamente, as campanhas de testes em solo estão em andamento em vários locais do fabricante europeu como parte da preparação do primeiro voo com o A321XLR.

Neste sentido, a Airbus está realizando a campanha do “primeiro voo virtual” (VFF) – cujo objetivo geral é liberar os novos sistemas da aeronave, em especial, os controles da aeronave para os testes de voo. Esta parte do desenvolvimento do A321XLR se concentra em um simulador de desenvolvimento dedicado e um laboratório de testes de aviônicos localizado em Toulouse, na França. 

 

Campanha de teste de voo virtual

 
Airbus A321 XLR
O Simulador de Desenvolvimento “S22” onde a campanha de teste de voo virtual do A321XLR está sendo realizado em Toulouse. Foto: Airbus

Em contraste com um simulador de vôo completo equipado com macacos hidráulicos, o simulador de desenvolvimento fixo no chão. Além de controles e telas reais, há estações de trabalho de usuário que apresentam as mesmas interfaces dos painéis da aeronave.
 
Há também uma grande sala de laboratório virtual repleto de módulos que simulam os compartimentos de aviônicos de voo A321XLR, monitorados diretamente por computadores sob supervisão dos engenheiros do fabricante.
 
Ao vincular os aviônicos do laboratório diretamente ao simulador, tal medida permite que os pilotos de testes validem as modificações do sistema de controle de voo do A321XLR, em condições específicas – como durante o flare ou durante o voo em alta velocidade. Eles também conseguem avaliar e ajustar como a capacidade de lidar com alterações normalmente encontrados durante o voo normal.
 
 

Teste de integração funcional do sistema de controle de voo

Airbus A321 XLR

Durante os voos virtuais com o A321XLR, todos os dados passam por uma criteriosa validação pelos computadores de controle, sendo posteriormente integrados ao simulador e por uma base de dados chamado ‘Integração de Controlador’ (CGIBs), para então receber avaliações da Airbus.
 
 

Plataforma de teste de solo parcial ‘iron-bird’ para o novo eRudder

Airbus A321 XLR

O simulador também pode ser conectado diretamente e controlar o hardware da aeronave, como superfícies de controle acionadas hidraulicamente em um equipamento de teste. Em um programa totalmente novo, como o A350, esse equipamento de teste foi chamado de “pássaro de ferro”. No entanto, como o A321XLR é um desenvolvimento do A321neo, foi o suficiente para fornecer um equipamento de teste físico representando apenas a seção da cauda – especificamente o plano vertical da cauda (VTP), contribuindo para o teste de solo com uma nova arquitetura estrutural da aeronave. 
 
 

Integração de sistemas

Airbus
Parte da bancada de testes “Landing Gear Zero” do A321XLR em Filton, Reino Unido.

A maioria dos testes – como funções de controle de voo e piloto automático – para preparar o XLR para seu primeiro voo são realizados pelos engenheiros. Para tal tarefa, equipes de teste em Toulouse, utilizam o simulador conectados com conjuntos de aviônicos. No entanto, campanhas de teste já estão em andamento em várias plantas da Airbus.

Para este fim, as equipes de desenvolvimento transnacionais em Toulouse na França, Hamburgo e Bremen na Alemanha e em Filton no Reino Unido colaboraram na campanha de meios de teste do -XLR e nas atividades de integração de sistemas.

Além disso, a Airbus também realiza testes operacionais para o novo trem de pouso, rodas e freios melhorados, incluindo a avaliação dos sistemas hidráulicos e de combustível, em especial, para o novo tanque de combustível (Rear-Centre-Tank – RCT) da aeronave. 

O novo sistema de água e resíduos de alta capacidade do A321XLR é testado funcionalmente em Hamburgo.

Enquanto isso, em Bremen, na Alemanha, a Airbus validar a nova configuração interna de flaps, específico para -XLR. Em Hamburgo, a planta fica responsável por desenvolver os sistema de ar condicionado, bem como um tanque de ‘água e resíduos’, incluindo também os testes em uma câmara climática para otimizar o conforto da cabine e durante os voos longos em altitudes de cruzeiro.

Uma câmara climática em Hamburgo é usada para recriar como condições climáticas externas de um voo de cruzeiro Foto: Airbus

Via: Airbus

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A321XLR, Airbus, Airbus A321XLR, usaexport