A Qantas encaminhou o primeiro Airbus A380 da sua frota para o desmonte. Ao mesmo tempo que alguns aviões retornam aos voos comerciais, a aeronave de matrícula VH-OQF foi fotografada sem várias partes, que já foram retiradas do avião nos Estados Unidos.
Durante a pandemia a Qantas enviou seus 12 Airbus A380 para estocagem em Victorville, no Deserto de Mojave, localizado na Califórnia, pelas melhores condições de temperatura e umidade do local, que ajudam na preservação das aeronaves. Durante os últimos meses quatro retornaram para a frota, com função de aumentar a oferta de assentos em algumas rotas.
Today is #QFFriday
This is the first Qantas A380 being scrapped. The parts will be for spares & to be held at LAX & back in Australia. These pics were taken two days ago at Victorville. @Keg767 @boregos_oz #Qantas #A380 #Victorville #SoSad pic.twitter.com/KIhZzN6iBc— Alex 🇭🇲 (@speedbird020) June 9, 2022
O VH-OQF foi entregue em 08 de janeiro de 2010, e batizado em homenagem ao famoso aviador australiano Sir Charles Kingsford Smith. A aeronave realizou seu primeiro voo com passageiros de Sydney a Los Angeles, o QF11 no dia 17 de janeiro de 2010.
Ao todo dois aviões A380 serão retirados da frota da Qantas, e suas peças serão estocadas em Los Angeles (LAX) e Sidney, para apoiar as outras 10 aeronaves que continuarão operando. A Emirates fez a mesma movimentação, retirando cinco aviões A380 de atividade, para obter peças sobressalentes.
Cada peça retirada, e que pode ser aproveitada em outra aeronave, é catalogada e recebe um código específico, também registrado na autoridade de aviação que gerenciava o avião. O código informa a quantidade de ciclos de uso, o avião onde a peça foi retirada, e sua condição/durabilidade. O rastreamento de peças usadas é de grande importância para evitar problemas em um uso futuro do componente, bem como para evitar a existência de peças pirateadas, e sem histórico de uso.
Espera-se que o VH-OQE seja o segundo e último A380 a ser aposentado por enquanto pela companhia aérea australiana. No futuro, logicamente, mais aviões serão retirados da frota.
O ‘superjumbo’ da companhia é configurado para transportar 484 passageiros divididos nas classes de serviço: Primeira Classe, Executiva, Premium e Econômica. Três aeronaves estão passando por uma reformulação do interior em Abu Dhabi, um procedimento que pode custar até US$ 45 milhões por avião.
Via: Australian Aviation
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