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A318 ex-Avianca Brasil chega ao seu destino final após rodar 15 dias nas rodovias do Brasil

A318 Airbus Avianca Brasil

Após 15 dias de viagem e 926 km percorridos, finalmente o A318 ex PR-ONR chegou no seu destino em Campinas, no estado de São Paulo. 

Apesar da programação inicial de três dias para o traslado via rodovias, o transporte de uma grande aeronave em longa distância não é uma tarefa bastante simples, pois envolve o transporte em horários específicos e com menor tráfego, sendo uma das diversas limitações.

Curiosamente, este A318 estava estocado no Aeroporto de Brasília desde junho de 2017, antes mesmo da Avianca Brasil fechar as suas portas. Agora, o ‘Baby Bus’ fará parte da Bim sucatas, uma empresa especializada na montagem e desmontagem de aeronaves, bem como o sucateamento e revenda de peças.

 
 
 
 
 
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Por se tratar de um desmonte para o sucateamento, é normal que os aviônicos e motores já não estejam na fuselagem, principalmente por se tratar de peças que possuem um valor considerável no mercado de uso secundário.

Todo o trabalho de desmontagem e transporte da aeronave está sendo realizado pela @fab.aero (clique aqui para conhecer o Instagram), uma empresa especializada não só na manutenção de aeronaves, bem como no preparo de aeronaves em desuso para o transporte através da sua equipe especializada.

Com o futuro indefinido, ainda não se sabe se a fuselagem e as asas serão transformadas em sucata ou se o icônico A318 será revendido para algum empreendimento.

Além do A318, um ATR 72-200 que teve a sua última matrícula como PR-AZT ex-Grupo Imetame também foi transportado pela estrada para seguir rumo à Campinas-SP, chegando na sexta-feira passada (11), mesmo destino do ‘Baby Bus’.

ATR
Foto: @fab.aero

 

Uma breve história do PR-ONR e do A318 na Avianca Brasil

A318
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

Sendo uma das 15 aeronaves que fizeram parte da frota do A318 na Avianca Brasil, este A318 antes de operar no Brasil chegou a fazer parte da LAN Chile quando foi entregue em novembro de 2008, sob a matrícula CC-CZS.

Com quase cinco anos de operações no Chile, esta aeronave foi estocada em abril de 2013, mas foi transferida em dezembro do mesmo ano para a Avianca Brasil, em substituição aos Fokker-100 que estavam prestes a se aposentar da companhia aérea.

Mesmo que seja uma aeronave nova, a vinda dos A318 para a Avianca Brasil também envolveu uma série de negociações, pois a empresa aérea brasileira aguardava a vinda de novas aeronaves do modelo A320 e o ‘Babybus’ serviu como uma espécie de tapa buraco, já que este modelo contava com um número limitado de motores em operação.

Equipados com o PW6000, motor que teve a sua produção encerrada mesmo com unidades do A318 em operação. A Avianca Brasil viu as unidades d A318 entrarem em declínio pela falta de peças, principalmente pela falta de motores. 

Sem novos motores, restou canibalizar algumas unidades do modelo para que o A318 se mantivesse ainda em operação por mais alguns anos, isso também explica o motivo de algumas unidades após a falência da Avianca Brasil terem permanecido no Brasil, mesmo que a Airbus acionasse a justiça para o retorno desses aviões.

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A318, Avianca Brasil, Notícias, usaexport