Advertisement

Primeiro ATR 72-200 privado do Brasil fará traslado nas rodovias do Brasil nos próximos dias

ATR

Como noticiamos ontem (3) em primeira mão, um A318 da extinta Avianca Brasil ganhou as estradas do Brasil a partir de Brasília rumo à Campinas, em São Paulo.

Na manhã desta sexta-feira, foi a vez de um ATR 72-200 que teve a sua última matrícula como PR-AZT ex-Grupo Imetame também foi transportado por um caminhão para seguir também rumo à Campinas-SP.

 

 

Curiosamente, todo o trabalho de desmontagem e transporte da aeronave foi realizado pela @fab.aero (clique aqui para conhecer o Instagram), uma empresa especializada não só na manutenção de aeronaves, bem como no preparo de aeronaves em desuso para o transporte através da sua equipe especializada.

Além disso, o transporte de Brasília até São Paulo, conta com um complexo trabalho que vai desde o desmonte da aeronave e separação das peças, até o correto posicionamento do avião para o seu transporte seguro.

Por se tratar de um desmonte para o sucateamento, é normal que os aviônicos e motores já não estejam na fuselagem, principalmente por se tratar de peças que possuem um valor considerável no mercado de uso secundário.

Contudo, não se sabe qual será o futuro da fuselagem deste ATR, se tornando mais uma opção de plataforma para empreendimento disponível para compra.

Com a expectativa que a viagem dure três dias, este ATR 72-200 encerra mais um capítulo em sua história, onde chegou a fazer parte da Bangkok Airways em 1995, e posteriormente operou para Vietnam Airlines, ATR, Azul e por último, o Grupo Imetame.

 

Um breve resumo do primeiro ATR 72-200 Privado do Brasil

ATR
Foto: João Henrique via JetPhotos

No Brasil, o PR-AZT foi um dos primeiros turboélices a fazer parte da frota regional da Azul. Peculiarmente, esta unidade do ATR 72-200 acabou servindo por pouco mais de um ano na Azul, principalmente para manter algumas rotas regionais enquanto chegavam as novas unidades do ATR 72 versão -600. 

Após sair da Azul, o PR-AZT se tornou o primeiro ATR privado do Brasil, dessa vez operado para o transporte de funcionários para o Grupo Imetame, que possui a sua sede em Aracruz-ES e atua em diferentes mercados como metalmecânico, rochas ornamentais, portuário, energia, óleo e gás.

Após cinco anos de operações, o PR-AZT foi substituído por outro ATR pelo Grupo Imetame, dessa vez por um ATR-72-600 de matrícula PR-PFD. Antes de chegar ao Brasil, este ATR operou sob a matrícula 9M-FIE pela companhia aérea da Malásia Firefly.

ATR 72 Imetame

Qual será o novo destino do ex-PR-AZT ? Será que veremos mais um novo restaurante, hotel ou salão de festas? Ou a sua fuselagem se tornará mais sucata? Aguardem para novas atualizações. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: ATR, usaexport