Como noticiamos ontem (3) em primeira mão, um A318 da extinta Avianca Brasil ganhou as estradas do Brasil a partir de Brasília rumo à Campinas, em São Paulo.
Na manhã desta sexta-feira, foi a vez de um ATR 72-200 que teve a sua última matrícula como PR-AZT ex-Grupo Imetame também foi transportado por um caminhão para seguir também rumo à Campinas-SP.
Curiosamente, todo o trabalho de desmontagem e transporte da aeronave foi realizado pela @fab.aero (clique aqui para conhecer o Instagram), uma empresa especializada não só na manutenção de aeronaves, bem como no preparo de aeronaves em desuso para o transporte através da sua equipe especializada.
Além disso, o transporte de Brasília até São Paulo, conta com um complexo trabalho que vai desde o desmonte da aeronave e separação das peças, até o correto posicionamento do avião para o seu transporte seguro.
Por se tratar de um desmonte para o sucateamento, é normal que os aviônicos e motores já não estejam na fuselagem, principalmente por se tratar de peças que possuem um valor considerável no mercado de uso secundário.
Contudo, não se sabe qual será o futuro da fuselagem deste ATR, se tornando mais uma opção de plataforma para empreendimento disponível para compra.
Com a expectativa que a viagem dure três dias, este ATR 72-200 encerra mais um capítulo em sua história, onde chegou a fazer parte da Bangkok Airways em 1995, e posteriormente operou para Vietnam Airlines, ATR, Azul e por último, o Grupo Imetame.
Um breve resumo do primeiro ATR 72-200 Privado do Brasil
No Brasil, o PR-AZT foi um dos primeiros turboélices a fazer parte da frota regional da Azul. Peculiarmente, esta unidade do ATR 72-200 acabou servindo por pouco mais de um ano na Azul, principalmente para manter algumas rotas regionais enquanto chegavam as novas unidades do ATR 72 versão -600.
Após sair da Azul, o PR-AZT se tornou o primeiro ATR privado do Brasil, dessa vez operado para o transporte de funcionários para o Grupo Imetame, que possui a sua sede em Aracruz-ES e atua em diferentes mercados como metalmecânico, rochas ornamentais, portuário, energia, óleo e gás.
Após cinco anos de operações, o PR-AZT foi substituído por outro ATR pelo Grupo Imetame, dessa vez por um ATR-72-600 de matrícula PR-PFD. Antes de chegar ao Brasil, este ATR operou sob a matrícula 9M-FIE pela companhia aérea da Malásia Firefly.
Qual será o novo destino do ex-PR-AZT ? Será que veremos mais um novo restaurante, hotel ou salão de festas? Ou a sua fuselagem se tornará mais sucata? Aguardem para novas atualizações.
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