Advertisement

ABEAR alerta para o risco de soltar balões: crime e ameaça à segurança do transporte aéreo e da sociedade

Balão Aeroporto de Guarulhos

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) fes um alerta para a queda de um balão de grandes proporções dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos neste fim de semana, ao lado de aeronaves estacionadas no pátio (Clique Aqui para ver mais sobre esse assunto).

Para a ABEAR, essa ocorrência evidencia a necessidade de mobilização da sociedade e do Poder Público sobre o perigo dessa prática, que é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, artigo 42 da Lei 9.605/1998.

“É uma ação criminosa, que tem de ser devidamente apurada e punida, embora não seja isolada. Não fosse todo o cuidado dos funcionários do aeroporto e das empresas, poderíamos ter tido consequências muito mais sérias”, afirma o diretor de Segurança e Operações e Voo da ABEAR, Ruy Amparo.

Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) mostram que, em 2019, foram 933 reportes de avistamentos de balões, incluindo aviação comercial, geral e militar.

No ano seguinte, com o impacto da pandemia na operação aérea, foram 593 registros. Em 2021, outros 879 relatos. Em 2022, em menos de dois meses, já são 75 reportes.

 

Via: ABEAR

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: acidente, Balão, Incidente, problema, Segurança, usaexport