Advertisement

Acidente: cargueiro Il-76 pega fogo após a decolagem e cai na Rússia

Aeronave da Força Aérea da Rússia pegou fogo e caiu. Quinze pessoas morreram no acidente.

A queda de um cargueiro Ilyushin Il-76 da Força Aeroespacial da Rússia (VKS) deixou 15 mortos na manhã desta terça-feira (12), na região de Ivanovo. Imagens do acidente mostram a aeronave com um dos motores em chamas antes de cair na área ao nordeste da capital Moscou. 

Segundo testemunhas oculares, o cargueiro militar teria acabado de decolar quando sofreu um birdstrike – colisão com pássaros – no motor da asa direita, que pegou fogo.

Pouco antes do avião  impactar o solo, o motor se desprendeu do pilone que o conecta à asa, conforme visto no vídeo abaixo. A aeronave caiu perto de um cemitério na vila de Bogorodskoye.

Um porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia confirmou à agência TASS que o jato era ocupado por sete passageiros e oito tripulantes e todos faleceram no acidente. Ele também afirma que uma equipe já está investigando as causas do acidente. 

O acidente pouco mais de um mês após a queda de outro Il-76, numa região russa na fronteira com a Ucrânia. Naquela ocasião, Moscou afirmou que o jato transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos. A região de Ivanovo está localizada a mais de 700 quilômetros da fronteira com a Ucrânia. 

Sobre o Il-76 

O Il-76 é um avião a jato de transporte estratégico militar, desenvolvido pela Ilysuhin e fabricado pela Aviastar e a Tashkent Aviation Production Association. Foi projetado na década de 1960 para atuar onde o turboélice Antonov An-12 não poderia. Recebeu a designação Candid da OTAN. 

É alimentado por quatro motores Soloviev D-30KP, mas uma versão atualizada (Il-76MD-90A) recebeu os turbofans Aviadvigatel PS-90A-76, mais econômicos e potentes. Dependendo da versão, o jato pode transportar entre 42 e 60 toneladas de carga. O Il-76 também foi adaptado para realizar funções de alerta antecipado (avião-radar) e reabastecimento em voo (avião-tanque). 

Embora pensado inicialmente para uso militar, o Ilysuhin Il-76 também foi adquirido por uma série de empresas civis, principalmente a de países alinhados a antiga União Soviética. Mais de 900 Il-76 foram produzidos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, IL-76, Rússia