A queda de um cargueiro Ilyushin Il-76 da Força Aeroespacial da Rússia (VKS) deixou 15 mortos na manhã desta terça-feira (12), na região de Ivanovo. Imagens do acidente mostram a aeronave com um dos motores em chamas antes de cair na área ao nordeste da capital Moscou.
Segundo testemunhas oculares, o cargueiro militar teria acabado de decolar quando sofreu um birdstrike – colisão com pássaros – no motor da asa direita, que pegou fogo.
Russian Il-76 crashes near Ivanovo, 200 km north-east of Moscow. 12 Russians were reportedly on board. pic.twitter.com/YuVfa3Lixk
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) March 12, 2024
An Il-76 Transport Aircraft with the Russian Air Force has reportedly Crashed to the North of Moscow in the Ivanovo Region, after an Engine Malfunction occurred shortly after Takeoff from Severny Airfield; 8 Crewmembers and 7 Passengers are said to have been Killed in the Crash. pic.twitter.com/fdol55gkZA
— OSINTdefender (@sentdefender) March 12, 2024
Pouco antes do avião impactar o solo, o motor se desprendeu do pilone que o conecta à asa, conforme visto no vídeo abaixo. A aeronave caiu perto de um cemitério na vila de Bogorodskoye.
⚡️⚡️ A video has appeared showing how the engine of an Il-76 crashed in Ivanovo fell off. pic.twitter.com/ZdLESRFhbC
— NEXTA (@nexta_tv) March 12, 2024
Um porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia confirmou à agência TASS que o jato era ocupado por sete passageiros e oito tripulantes e todos faleceram no acidente. Ele também afirma que uma equipe já está investigando as causas do acidente.
O acidente pouco mais de um mês após a queda de outro Il-76, numa região russa na fronteira com a Ucrânia. Naquela ocasião, Moscou afirmou que o jato transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos. A região de Ivanovo está localizada a mais de 700 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.
Sobre o Il-76
O Il-76 é um avião a jato de transporte estratégico militar, desenvolvido pela Ilysuhin e fabricado pela Aviastar e a Tashkent Aviation Production Association. Foi projetado na década de 1960 para atuar onde o turboélice Antonov An-12 não poderia. Recebeu a designação Candid da OTAN.
É alimentado por quatro motores Soloviev D-30KP, mas uma versão atualizada (Il-76MD-90A) recebeu os turbofans Aviadvigatel PS-90A-76, mais econômicos e potentes. Dependendo da versão, o jato pode transportar entre 42 e 60 toneladas de carga. O Il-76 também foi adaptado para realizar funções de alerta antecipado (avião-radar) e reabastecimento em voo (avião-tanque).
Embora pensado inicialmente para uso militar, o Ilysuhin Il-76 também foi adquirido por uma série de empresas civis, principalmente a de países alinhados a antiga União Soviética. Mais de 900 Il-76 foram produzidos.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.