Advertisement

Acidente com avião da esquadrilha chilena Halcones

Avião Gamebird GB1 da Esquadrilha Halcones da Força Aérea Chilena entrou em no prédio de uma escola

Um avião da Esquadrilha Halcones da Força Aérea Chilena (FACh) caiu na tarde deste domingo (13) em Chillán, na região central do Chile. A aeronave atingiu o prédio de uma escola, mas os dos tripulantes sobreviveram com ferimentos leves. 

Segundo a FACh, a aeronave Gamebird GB1, #4 da chamada Escuadrilla de Alta Manobra, sofreu uma emergência durante um voo de traslado entre Concepción e Chillán, obrigando o piloto a fazer um pouso forçado.

O avião acrobático de origem britânica entrou em um prédio do campus do Colégio Seminário Padre Hurtado. Os dos militares a bordo, o piloto Tenente Álvaro Rivas Schafer e o mecânico Segundo Cabo Heber Orellana, foram levados ao Hospital Regional de Chillán com ferimentos leves. 

Em nota, a Força Aérea destaca que “o treinamento e a experiência do piloto permitiram que ele e seu tripulante sofressem apenas pequenas contusões e nenhum dano foi causado a terceiros”. A FACh afirma já ter lançado as investigações para determinar as causas do acidente. Conforme o portal Bio Bio Chile, o avião teria sofrido uma pane no motor. 

Formada em 1981, a Esquadrilha Halcones é a equipe de demonstração da Força Aérea Chilena e tem como sede a Base Aérea El Bosque, na capital Santiago. Ao contrário de outras equipes similares, como a própria Esquadrilha da Fumaça da FAB, os Halcones não usam aviões militares, mas sim aeronaves próprias para acrobacia. Antes de empregar os atuais GB1, o time chileno ainda usou o Extra 300 e Pitts Special S2. Os Halcones são presença tradicional no Domingo Aéreo da AFA. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Chile, FACH, Halcones, usaexport