Advertisement

Acidente com helicóptero CH-53 dos Fuzileiros Navais dos EUA

Helicóptero CH-53E Super Stallion do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Foto via Seaforeces.org.

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) confirmou nesta quarta-feira (04) o acidente com um de seus helicópteros de transporte pesado CH-53 Super Stallion. A aeronave, uma das maiores do tipo nos EUA, desapareceu na madrugada de terça-feira (07) com cinco militares a bordo e foi encontrada hoje. 

Os miliares perderam contato com o helicóptero na noite de ontem, durante um um voo de treinamento de rotina. A aeronave decolou da Base Aérea de Creech, no estado de Nevada, e tinha como destino final a Estação Aeronaval de Fuzileiros de Miramar na Califórnia. Após várias horas de buscas, o CH-53 do esquadrão HMH-361 Tigres Voadores foi encontrado nesta manhã por “autoridades civis”, informou a 3ª Ala de Aeronaves dos Fuzileiros.

Acidente - <yoastmark class=

“A aeronave foi localizada por autoridades civis em Pine Valley, Califórnia, às 09:08 [14:08 no horário de Brasília]. A 3ª Ala de Aeronaves dos Fuzileiros está gerenciando os esofrços de busca e resgate através do Centro de Comando de Operações da Ala e usando meios aéreos e terrestres para localizar a tripulação, em coordenação com a Polícia do Condado de San Diego e múltiplas agências federais, estaduais e locais”, diz a nota publicada nesta tarde.  

Até o momento não há informações sobre o estado de saúde dos tripulantes. 

Em serviço desde 1981, o Sikorsky CH-53E Super Stallion está entre os maiores helicópteros de uso militar em operação nos Estados Unidos, com dimensões similares às do Boeing CH-47 Chinook.

Alimentado por três poentes motores da General Electric, o helicóptero pode transportar até 55 soldados; sua capacidade de carga também é destaque, podendo transportar 14 toneladas internamente ou içar até 16 toneladas por meio de um gancho. Atualmente, os Fuzileiros dos EUA estão substituindo o Super Stallion por um modelo mais novo e mais potente, o CH-53K King Stallion. O novo helicóptero atingiu Capacidade Operacional Inicial em 2022 e ainda está sendo avaliado. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, CH-53, Estados Unidos, Fuzileiros Navais, Helicóptero