Advertisement

Acidente com MiG-29 da Marinha Indiana

Caça MiG-29K Fulcrum-D da Aviação Naval Indiana.

A Marinha da Índia perdeu um de seus caças Mikoyan MiG-29K Fulcrum-D em um acidente nesta quarta-feira (12). O jato de combate caiu no Mar de Goa durante um treinamento de rotina.

Segundo o porta-voz da Marinha, o avião, versão naval do popular MiG-29, sofreu uma falha técnica sobre o mar enquanto retornava à base. O piloto, único ocupante da aeronave, ejetou, foi resgatado e passa bem. 

Índia e Rússia são os únicos operadores do MiG-29K. O modelo é empregado por dois esquadrões da Marinha Indiana (300 e 303), ambos com sede na Estação Aeronaval de Hansa, em Goa. 

Este é o terceiro acidente com o MiG-29K na Índia, o último registrado em novembro de 2020, com um MiG-29KUB de treinamento. A aeronave caiu no mar e um dos pilotos morreu. 

Os aviões tem apresentado uma série de problemas operacionais nos últimos anos. Três anos antes dos acidentes, o Controlador e Auditor Geral da Índia (CAG) já apontava problemas com os motores e sistema fly-by-wire dos MiG-29K.

A auditoria do CAG observou que um total de 65 motores (42 instalados e 23 sobressalentes) foram adquiridos. Mas desde a sua introdução em fevereiro de 2010, 40 motores foram retirados de serviço, rejeitados devido a defeitos relacionados ao projeto.

Por isso, em 2017, a Índia anunciou que deverá substituir os MiG-29K por 57 novos aviões. A disputa é entre o Rafale M e o F/A-18E/F Super Hornet, que deverão operar ao lado do Tejas LCA naval e o futuro HAL TEDBF (Twin Engine Deck Based Fighter), um caça naval de 5ª Geração em fase de desenvolvimento.

Com informações de Mint

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Índia, Mig-29K, usaexport