Acidente com MV-22 Osprey dos Fuzileiros Navais dos EUA é mostrado em vídeo

por Aeroflap

MV-22B Osprey Marinha dos Estados Unidos

No dia 05 de agosto de 2017 um acidente ocorreu a bordo do navio de desembarque USS Green Bay, envolvendo um MV-22B Osprey. Os detalhes do ocorrido ficaram ocultos, até um vídeo ser lançado recentemente, mostrando a aeronave se desequilibrando enquanto tentava realizar um pouso.

No vídeo abaixo podemos observar que o MV-22B Osprey se aproxima para pousar em um espaço apertado do convés do USS Green Bay. Durante o procedimento as pás da hélice/rotor do motor esquerdo parecem perder a tração, e a aeronave se inclina em direção aos militares que o esperavam para os procedimentos de solo.

O marinheiro que registra o pouso percebe o quão ruim a situação se tornou, e assim como outros, sai correndo antes que algo pior aconteça.

O Osprey realmente colidiu com o convés do USS Green Day, e o acidente resultou em três mortes e 23 feridos. A investigação militar apontou que o MV-22B sofreu um downwash durante o pouso, um efeito de mudança do fluxo de ar nas pás do motor esquerdo durante o pouso, causado pela diferença de altura entre o convés do navio e o mar.

Este efeito causou uma diferença na força de sustentação gerada pelos motores, e desestabilizou a aeronave durante sua aproximação.

 No vídeo abaixo também podemos ver um pouco mais dos danos.

A investigação concluiu que os pilotos, que morreram no acidente, tentaram até corrigir o efeito de downslash, mas a potência aplicada ao motor esquerdo não foi efetiva em aumentar instantaneamente a sustentação da aeronave. Por este motivo, a Marinha dos EUA realizou algumas modificações nas operações realizadas com o MV-22 Osprey.

Sair da versão mobile