Advertisement

Adeus PR-GTA! GOL devolve primeiro Boeing 737-800SFP do mundo

GOL Boeing 737 Short Field Performance

A GOL Linhas Aéreas está devolvendo neste momento um avião histórico, trata-se do primeiro Boeing 737-800 do mundo que recebeu o pacote de melhorias de desempenho chamado Short Field Performance (SFP).

O PR-GTA foi uma das aeronaves mais importantes da frota da GOL, pos foi o primeiro Boeing 737-800 do mundo e consequentemente da frota da empresa a permitir operações em pistas curtas.

A GOL participou do desenvolvimento do pacote Short Field Performance junto à Boeing entre 2005 e 2006. A companhia queria uma aeronave capaz de operar nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont com uma capacidade maior que o 737-700.

A primeira aeronave foi o Boeing 737-800 que voava com a matrícula de teste N6067U, e que viria a se tornar o PR-GTA após os testes. 

Boeing 737-800 PR-GTA
Foto: Fred via Airliners.net

O jato realizou diversos testes, pois o pacote SFP engloba algumas alterações nas asas e também nos motores para melhorar o desempenho. Você pode conferir os detalhes e configurações utilizadas no pacote de desempenho para o Boeing 737 em um artigo especial da Aeroflap.

Após os testes, a GOL então decidiu receber aquele primeiro 737-800 SFP como parte de sua frota, e logo então a aeronave recebeu a pintura da companhia e a matrícula PR-GTA, além do nome de batismo ‘Time de Águias’, em homenagem aos funcionários da empresa e também o nome ‘Flagship’ ao lado da porta dianteira esquerda, onde se realiza o embarque e desembarque.

A chegada deste novo avião em julho de 2006 permitiu a GOL aumentar sua capacidade de operacional em Congonhas e no Santos Dumont, já que o novo Boeing 737-800 SFP transportava 176 passageiros contra 144 dos 737-300, -700 e Airbus A319.

A nova aeronave foi um marco na história da companhia aérea que permitiu ter uma eficiência operacional maior em relação aos antigos 737s já operados além da maior oferta de assentosA. A encomenda inicial da GOL foi para 101 novas aeronaves do tipo, algo que foi ampliado posteriormente.

O pacote SFP tornou-se disponível como opcional para todos os aviões Boeing 737, série -600, -700 e -800 e modificação padrão em todos os Boeing 737-900ER. Para a nova versão que é o 737 MAX, a modificação também é padrão porém com o pacote mais recente sendo a 3.0, também presente em alguns aviões da GOL.

Boeing 737-800 SFP GOL PR-GTA
PR-GTA também foi um dos primeiros a receber a nova pintura da companhia em 2015.

O PR-GTA agora cumpriu sua missão, e a companhia está devolvendo a aeronave ao lessor neste momento. Após quase 18 anos voando somente com a GOL, o avião segue para os Liége na Bélgica onde deverá ser convertido em cargueiro e repassado para outro operador.

A aeronave não voava comercialmente desde janeiro quando realizou um voo entre João Pessoa (JPA) e Confins (CNF), local onde a empresa mantém sua unidade de manutenção GOL Aerotech.

Acompanhe o voo de devolução do PR-GTA pelo FlightRadar24, clicando aqui.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.