Advertisement

Aeronave em formato de disco voador cumpre primeiro voo com sucesso

Zeva Zero

O ZEVA Zero, uma aeronave do tipo EVTOL, realizou no último dia 09 de janeiro seu primeiro voo de testes. Equipada com motores elétricos, o Zero também chama atenção pelo seu formato de “disco voador”, até então incomum em aeronaves desta categoria.

A start-up fez seus primeiros testes em uma área rural de Pierce County, Washington, concluindo com sucesso o primeiro voo, que durou aproximadamente quatro minutos. Durante este período o ZERO realizou um voo pairado controlado, manobras de taxiamento simuladas em baixas velocidades e manobras de subida vertical limitadas.

Sua estrutura compacta foi projetada para um único piloto e é pequena o suficiente para caber em um estacionamento padrão de automóveis. Este EVTOL é projetado para navegar a velocidades de até 260 km/h com alcance de até 80 quilômetros.

Veja o primeiro voo no vídeo abaixo:

Ao todo são oito motores e hélices no ZEVA Zero, posicionados de uma forma que permitem decolagens e pousos na vertical, como um helicóptero.

A empresa desenvolve o seu EVTOL com base em uma campanha de crowdfunding. A pré-encomenda por clientes poderá ser realizada mediante um depósito de US$ 5000 já nos próximos meses deste ano, com um eventual preço para as primeiras unidades de produção estimado em menos de US$ 250000.

A ZEVA continuará os testes de voo pairado e avançará para os testes de voo de transição em breve, visto que a empresa espera certificar o ZERO até o final de 2022.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Disco Voador, eVTOL, usaexport, Zeva Zero