Aeroporto da Pampulha será liberado para operar aeronaves a jato

Foto - Infraero
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Foto – Wikipédia

Amanhã ocorre uma reunião entre a Anac, Infraero e a Abear para definir os últimos detalhes para liberar a operação de jatos de maior porte no aeroporto Carlos Drummond de Andrade, também conhecido como aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

Em 13 de março de 2005 foi transferido todos os voos com jatos com capacidade para mais de 80 passageiros para o Aeroporto de Confins, anos antes o aeroporto da Pampulha bateu seu recorde de movimentação, com cerca de 3.073.976 passageiros ao ano, desde então o aeroporto vem sendo utilizado com aeronaves ATR e ERJ para voos regionais e para a operação de executivos. De 2007 a 2010 o aeroporto permaneceu proibido de fazer voos para outros estados senão o de Minas Gerais.

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Aeroporto da Pampulha em 2004 operando com jatos Boeing 737 e turboélices EMB 120 e ATR 42. – Foto Thiago Corrêa dos Santos

A nova regra determinará uma operação com 4 aeronaves por hora com capacidade para mais de 80 passageiros, essa medida visa manter o padrão de movimentação do terminal, evitando a superlotação que ocorreu no início da década de 2000. Na reunião de quarta-feira será definido quantos voos cada companhia terá, atualmente a Azul detém o maior número de slots em operação no aeroporto, boa parte por causa da fusão com a TRIP.

O esperado é que em breve voos para capitais como Rio de Janeiro (SDU), Brasília (BSB) e Congonhas (CGH) sejam operados via jato direto do aeroporto da Pampulha, atualmente a Azul e Passaredo realizam operações utilizando a aeronave ATR 72 que tem capacidade para até 68 passageiros, o novo incremento dos novos jatos com capacidade para até 177 assentos é bem visto pelo Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Aeroporto da Pampulha atualmente - Foto Wikipédia

Aeroporto da Pampulha atualmente – Foto Wikipédia

Em nota, a Anac informou que atualmente não há impedimentos para a realização de voos regulares para as aeronaves ATR72, AT45 e E145 no aeroporto da Pampulha. Mas para aviões de maior porte, sim.

 

Nota da Aeroflap – Os voos na época foram retirados de Pampulha a canetada política, a volta dessa operação pode impactar diretamente o aeroporto de Confins que fica muito distante da cidade e se mostra um transtorno para quem precisa de rapidez e facilidade para chegar a algum ponto de BH.

 

Fonte – Hoje em Dia

 

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