Vista aérea do aeroporto de Angra dos Reis/ RJ. Foto.: Wagner Gusmão/Via Agência Senado

Na manhã desta terça-feira, 7 de junho, foram lançadas oficialmente as obras de ampliação do Aeroporto Carmelo Jordão, localizado na Rua Prefeito João Gregório Galindo, na Japuíba. Estão previstas na primeira etapa de ações a ampliação da pista, do pátio, do balizamento noturno e da cerca patrimonial; na segunda etapa, um novo terminal de passageiros.

As obras de extensão da pista, que passará a ter 1.075 metros – 90 metros a mais, no trecho sobre o mar –, possibilitarão maior mobilidade urbana, com a duplicação do número de passageiros.

A ideia é que a área do aeroporto, de 850 mil metros, também ganhe, mais à frente, uma marina, um centro de convenções, um hotel e um centro comercial.

Mais de R$ 26 milhões serão investidos nas obras pelo governo do estado, impulsionando ainda mais uma parceria iniciada entre a Prefeitura de Angra e o governo federal. O aeroporto, hoje administrado pela Angra Aeroportos, recebeu uma multidão que demonstrava felicidade pelas ações de melhorias que vão fomentar ainda mais o turismo no município e em toda a Costa Verde.

Azul
Aeroporto já recebeu voos comerciais, como os operados pela Azul Conecta.

“As obras vão mudar completamente o patamar do local, com voos comerciais de aviões com capacidade para até 90 passageiros e um novo terminal de atendimento mais completo àqueles que utilizarão o Aeroporto Carmelo Jordão”, informa o diretor da Angra Aeroportos, Marco Gravatá Galvão, o primeiro a falar durante a cerimônia.

A obras serão iniciadas o mais rápido possível, na intenção de que a primeira parte das intervenções seja finalizada no começo da alta temporada de 2023.

“O aeroporto de Angra é fundamental para impulsionar a capacidade de empreender de toda a Costa Verde”, disse o governador Cláudio Castro, que estava presente no evento, ao lado do senador Flávio Bolsonaro.

Os recursos do estado vão alavancar projetos importantes, gerando mais de mil empregos diretos, conforme projeções da concessionária. As intervenções no local incluem a complementação do pátio de aeronaves e da nova pista de táxi, sinalização horizontal, recapeamento e ampliação da pista sobre o mar, implementação de balizamento noturno, iluminação de pátio, sinalização vertical e construção de cerca operacional.

“Há tempos falamos da ampliação do aeroporto. Hoje estamos em um alinhamento total entre o governo federal, o governo estadual e a Prefeitura de Angra, numa oportunidade única para o município”, conclui o prefeito Fernando Jordão.

 

Via: Prefeitura de Angra dos Reis