Aeroporto Internacional de Guarulhos São Paulo
Foto: GRU Airport.

Boingo, Broadcom, Cisco & Samsung demonstram o WBA OpenRoaming™ no aeroporto mais movimentado da América do Sul, oferecendo acesso transparente e seguro à rede Wi-Fi de última geração.

A Wireless Broadband Alliance (WBA) anunciou que passageiros, funcionários e lojistas do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, agora poderão acessar a primeira rede Wi-Fi 6 usando OpenRoaming em um aeroporto no mundo.

O OpenRoaming provê acesso seguro, automático e sem intervenções manuais à rede, que usa tecnologia Cisco e é gerenciada pela Boingo. O serviço WBA OpenRoaming será disponibilizado aos viajantes no Terminal 3 do GRU Airport, para voos internacionais, usando os mais modernos dispositivos Samsung Galaxy.

Com o OpenRoaming, os usuários poderão experimentar a velocidade, a potência e a simplicidade de uma das redes sem fio mais avançadas do mundo.

Baseado no 802.11ax e contando com canais de até 160 MHz, o Wi-Fi 6 pode proporcionar velocidades até três vezes maiores do que as tecnologias 802.11. Projetado para uso nas bandas de 2,4 e 5 GHz e na nova banda de 6 GHz, o Wi-Fi 6 também oferece mais confiabilidade, latência ultrabaixa e maior eficiência de rede em aeroportos, estádios e outros ambientes com grande número de dispositivos conectados simultaneamente.

Passageiros e funcionários do aeroporto não vão mais precisar logar repetidas vezes em redes Wi-Fi públicas. Eles terão uma experiência sem falhas ao assistir a vídeos ou jogar enquanto esperam por seu voo. Isso também vai melhorar a experiência dos consumidores nas lojas, pois facilitará a passagem pelo caixa e dará suporte às operações administrativas.

O serviço libera viajantes, funcionários aeroportuários e outros usuários de fazer o registro e login repetidas vezes, como acontece frequentemente com as redes Wi-Fi públicas. Ao invés de registrar e digitar as credenciais de login mais de uma vez, os usuários do GRU Airport vão aproveitar a conveniência do acesso instantâneo à rede, combinado a um alto nível de segurança.

Quando associado à infraestrutura do Wi-Fi 6, o OpenRoaming também proporciona uma experiência de alto desempenho com o Wi-Fi.

A Boingo projetou, instalou e gerencia a rede do GRU Airport, que foi a primeira rede Wi-Fi 6 em um aeroporto do mundo, instalada em outubro de 2020. Os usuários têm até quatro horas de acesso gratuito, inclusive em dispositivos Wi-Fi de gerações mais antigas, graças à compatibilidade retroativa da rede.

A rede do Aeroporto Internacional de São Paulo conta com uma infraestrutura unificada de Wi-Fi 6 baseada em pontos de acesso, controladores e switches Cisco Catalyst.

A Samsung forneceu aos funcionários de operação do aeroporto aparelhos robustos e outros dispositivos habilitados com chipset Wi-Fi 6 da Broadcom, possibilitando que utilizem o Wi-Fi 6 para maximizar a produtividade e as respostas aos passageiros, com diferentes identidades do OpenRoaming sendo usadas para separar o acesso automático para funcionários do aeroporto do acesso a convidados.

“GRU Aiport é o aeroporto mais movimentado da América do Sul. Com o Wi-Fi 6, nossos passageiros e funcionários operacionais agora contam com conectividade confiável, segura e sem falhas para garantir uma melhor experiência de viagem”, afirma Gustavo Figueiredo, CEO do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo.

“Essa rede OpenRoaming de última geração e pioneira no GRU demonstra como a associação à WBA contribui para fornecer a consumidores e usuários corporativos uma conectividade confiável e incrivelmente rápida”, afirma Tiago Rodrigues, CEO da WBA.

“A rede do GRU também destaca o papel crucial do OpenRoaming em prover acesso instantâneo e ultrasseguro a redes Wi-Fi para as pessoas. Essa tranquilidade é essencial para continuar aumentando e manter a confiança nas redes públicas.”

Depoimentos de membros da WBA

Dr. Derek Peterson, CTO da Boingo

“GRU Airport é o mais novo exemplo do compromisso da Boingo de fornecer tecnologias de ponta para melhorar a experiência dos viajantes e permitir que as equipes operacionais de aeroportos atendam a esses viajantes com eficiência e eficácia”, afirma Dr. Derek Peterson, CTO da Boingo.

“A Boingo foi a primeira a implantar uma rede Wi-Fi 6 em aeroporto, e agora estamos trabalhando via WBA para elevar o padrão mais uma vez, com a primeira rede aeroportuária OpenRoaming do mundo.”

Gabriel Desjardins, diretor de Marketing de Produto da Broadcom

“A visão da Broadcom tem sido acelerar a entrada de tecnologias sem fio essenciais no mercado”, afirma Gabriel Desjardins, diretor de Marketing de Produto da Broadcom.

“Estamos contentes de ver nossos investimentos em Wi-Fi 6 e OpenRoaming viabilizarem implantações reais, que dão aos consumidores fácil acesso a redes sem fio de alta velocidade.”

Matt MacPherson, CTO de Wireless da Cisco

“A única coisa mais rápida do que a rede Wi-Fi 6 Cisco no GRU Airport é o processo para se conectar a ela”, afirma Matt MacPherson, CTO da Cisco Wireless.

“O WBA OpenRoaming transforma completamente a experiência de usuário para passageiros e funcionários do aeroporto, pois elimina os registros, logins e outros processos tradicionais de autenticação, substituindo todos eles por uma abordagem de entrada na rede que é segura e sem falhas. Também abre novas oportunidades para os lojistas do aeroporto, que podem buscar o engajamento dos viajantes com a criação de experiências digitais únicas para conquistá-los.”

JM Choi, vice-presidente corporativo e chefe de P&D em Convergência da Samsung

“Estamos muito animados que os passageiros e funcionários do GRU vão poder ter uma experiência com o Wi-Fi que nunca tiveram”
, afirma JM Choi, vice-presidente corporativo e chefe de P&D em Convergência da Samsung.

“Fizemos grandes avanços nos últimos meses para dar aos usuários acesso ao Wi-Fi 6 e ao OpenRoaming, e isso é só o começo. Juntos, não vamos nunca parar de inovar para prover acesso à conexão segurança e sem falhas, de última geração, quando os usuários mais precisarem dela.”

 

Via: GRU Airport